HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #65

Desenhos em lápis pastel e grafite; sereia digital finalizada.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #65

Desenhos em lápis pastel e grafite; sereia digital finalizada.

comentários

Primeiramente, Feliz Dia das Mães, pessoal. Espero que estejam aproveitando bem esse dia especial com a mãe de vocês <3 :)

Essa semana resolvi voltar para o papel Canson já que fazia tempo que não fazia desenhos em papel branco, hahaha. Ainda tenho algumas folhas aqui, possível que faça mais na semana que vem também. Rabisquei no sketchbook também e terminei a pintura digital da sereia que fiz no Procreate, yay! Fiquei muito feliz com o resultado e com a evolução que tive ao longo dos anos. Se comparar com minhas pinturas digitais antigas (lá entre 2013-2015) dá para perceber muita diferença. Valeu a pena ter dado um tempo da pintura digital para treinar mais tradicional.

Quando você trabalha bem sua base no desenho — luz e sombra, anatomia, proporção, etc. — você percebe muitas melhorias. Ajuda em tudo, inclusive na hora de criar arte digital também. Por isso a importância de se praticar... hahaha, eu sei, bato muito nessa tecla, mas é verdade.

Paciência e prática são fundamentais.

Vamos lá!

Comecei a semana com um sketch meio doido, haha.
E, claro, que resolvi pintar com meus lápis Polychromos <3
Para quem não chegou a ver a época em que eu fazia desenhos em papel branco também (só conferir posts mais antigos, aliás), a única diferença aqui do papel Kraft é que o branco é o próprio papel, então você deixa algumas partes do papel sem pintar para criar o "efeito" de luz. Nesse ponto por isso que gosto mais de trabalhar com Kraft, para ser honesta. Adoro criar tudo, inclusive a iluminação, haha. Claro que você também pode explorar, em qualquer um dos papéis, outras cores para criar efeitos de luz.
Resolvi até criar uns efeitos usando minha caneta dourada, além de traços bem singelos na pele que simbolizam essa "conexão" entre a personagem com a natureza. No caso, é uma fada.
Desenho finalizado.
Rabisco sem referência no sketchbook. Feito com lápis pastel branco e grafite :)
E, finalmente, a sereia finalizada! Gostei muito de ter explorado bastante as ferramentas do Procreate para criá-la. Quis dar um efeito para as escamas para trazer aquela sensação de "fantástico, misterioso" para ela. Aquele brilho surreal, cintilante. Foi bem divertido de criar as escamas a partir de um pincel com textura e usar o efeito borrar para mesclá-lo às linhas. Abaixo, claro, um vídeo de time-lapse da pintura completa.
 

Tive alguns problemas com o app, porém, logo próximo de finalizar a pintura, pois do nada o app fechava... acredito que foi mais porque estou usando um iPad Air de primeira geração do que problema no app em si.

Como falei no post anterior, a quantidade de camadas que você tem disponível para trabalhar a arte dependem exclusivamente do tamanho e da resolução que você seleciona no começo. Separei algumas camadas para alguns elementos da pintura para testar algumas coisas (efeitos, pincéis, etc.) e acredito que por conta disso a arte ficou "pesada" para meu iPad antigo, haha. Como já estava quase finalizando mesmo, resolvi mesclar algumas das camadas (eu tinha disponível 4 no máximo) e o problema pareceu ter sumido. Acho que se as camadas estiverem com muitos elementos, muito pesadas, o problema deve ocorrer em iPads antigos. Enfim, continuarei explorando o app para ver se consigo resolver isso :)

O que, aliás, é normal de acontecer até no Photoshop. Tenho um ótimo PC aqui que uso para o trabalho — design e ilustração (16GB RAM, placa de vídeo da NVIDIA... enfim, roda tudo perfeitamente) — e lembro que quando fazia minhas artes no Photoshop, conforme você vai detalhando e o arquivo vai ficando mais pesado, tende a deixar o programa um pouco lento, haha. Normal.

OBS: adicionei um novo projeto com algumas das minhas artes em lápis pastel e grafite! Se quiser conferir, é só clicar aqui. Semana que vem adicionarei um separado para desenhos em nanquim. Além disso, adicionei mais produtos nas minhas lojas do Colab55 e Society6. A sereia deve entrar em breve também, entre hoje e amanhã ;)

E por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado do post de hoje e, as always, semana que vem tem mais!

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS