HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #64

Explorando o maravilhoso app Procreate com sketches digitais e falando um pouco das ferramentas.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #64

Explorando o maravilhoso app Procreate com sketches digitais e falando um pouco das ferramentas.

comentários

Fiz 29 anos essa semana, dia 1º de Maio, yay! Ganhei camarão do namorado e me empanturrei, nossa, hahaha. ~ adoro camarão ~

Fora isso, aproveitei para me dar de presente o app Procreate. Vocês não fazem ideia de como esse app é MARAVILHOSO! Tem ferramentas mega avançadas e ideais para quem trabalha com arte — digo isso porque quando eu fazia arte digital no Photoshop no passado, eram ferramentas que eu usava muito e que sempre achei que seriam ótimas se tivessem em um app pro iPad. Os apps de desenho no iPad, ao menos os que eu costumo/costumava usar, eram/são muito limitados... o Procreate vai além do que eu podia imaginar. É, sem dúvida, um must have para qualquer artista.

Bom, vamos para os desenhos então! Vocês verão que alguns eu não terminei porque estou explorando o app ainda. É muita coisa bacana e quero poder explorar ao máximo para fazer uma arte sensacional :)

Um rabisco que comecei no Bamboo Paper, mas ainda não terminei... em parte porque comprei o Procreate e não consigo parar de usar desde então, hahaha.
Esse foi o sketch que comecei no Procreate. O app tem inúmeros pincéis sensacionais, desde texturas a pincéis de efeitos especiais de pinturas! No caso, estou usando um básico de grafite 6B. Adoro criar sketches com pincéis que imitam lápis por sentir que eles me ajudam a ter uma sensação mais próxima da arte tradicional... fora que eu amo fazer linhas bagunçadas com eles, hahaha.
Interface do app.

Para vocês verem um pouco da interface do app. Bem simples e interativa. As ferramentas ali ao lado direito são, respectivamente: pincéis, borrar (que é uma ferramenta maravilhosa para mesclar suas pinturas, vou mostrar melhor logo mais), borracha, camadas, cor (onde você pode escolher a cor, criar paletas, etc.). A barra em baixo é para regular o tamanho do pincel, o quadrado no meio é para usar a ferramenta de conta-gotas e a outra barra para regular opacidade.

As que você vê do lado esquerdo: Galeria (para voltar pra tela de artes salvas), opções.. e tem outras que não testei ainda, mas a seta é para selecionar a arte, ajustar o tamanho. Mega útil, principalmente se você quiser alinhar sua arte ao centro ou onde achar melhor.

Usei vários pincéis aqui, hahaha. Bagunça total, mas valeu para ter uma noção melhor das ferramentas e dos pincéis disponíveis.

Dá para fazer muita coisa no Procreate: você pode fazer vídeos time-lapse dos desenhos, comprar/criar pincéis novos, criar paletas de cores, camadas... aliás, a quantidade disponível de camadas que você pode usar depende muito do tamanho e quantidade de DPIs que você escolher para a sua arte. Ainda assim, só o fato de eu poder escolher em quantos DPIs quero exportar minha arte, já é ótimo. A maioria dos apps geralmente salva em 72 dpi (como é o caso do meu outro app favorito, Bamboo Paper) e não é muito bom se você for imprimir a arte. O mínimo e ideal é 300 dpi, por exemplo.

Um sketch no sketchbook — única arte tradicional dessa semana, haha :) feito em papel kraft, claro, e lápis pastel.
Apontador duplo da Staedtler. Sensacional!

Aliás, fazendo um pause para comentar sobre um apontador da Staedtler que comprei essa semana. Muito, muito bom. Se você for que nem eu, não muito fã de usar estiletes para apontar seus lápis, essa é uma ótima alternativa. Comecei a ter alguns problemas para apontar meus lápis Polychromos, por serem um pouco mais grossos que lápis comum — quase nada, mas meu apontador comum não apontava direito... ou talvez já estava tão velho que não aguentava mais o tranco, haha. De um jeito ou de outro, alguns lápis eu tinha dificuldade de apontar com ele, então resolvi comprar esse e valeu muito a pena. Paguei R$ 24,97 na Casa do Artista. Além do tamanho padrão (8,2mm de diâmetro), serve também para lápis com diâmetro de 10,2mm. Tem tampa para proteger e depósito também.

Sketch de uma sereia no Procreate.

Lembrando que desde que voltei a fazer arte digital estou buscando já criar tudo direto no app para treinar. No passado eu costumava fazer o sketch na mão e depois traçava/ajustava/pintava no programa... hoje já quero tentar fazer tudo direto para facilitar e aprender mais, claro.

Gosto de definir aos poucos, ajustando aqui e ali. Aqui também, inclusive, estou usando pincel de grafite 6B para criar o sketch.
Algo que não comentei anteriormente, mas é ótimo: além das camadas, ele tem uma camada padrão, separada do resto, que é para você trocar a cor de fundo. O que é mais legal é que você já pode desenhar direto, sem se preocupar em criar uma outra camada só para cor de fundo porque você já tem isso disponível. Esse é outro detalhe do app que amei, haha, ainda mais levando em consideração que a quantidade de camadas é determinada pelo tamanho e resolução que você escolhe para sua arte!
Gosto de fazer o sketch e já sair pintando por cima. Às vezes uso camadas para separar as cores de alguns elementos para testar cor e estilo.
Aqui foi depois de usar a ferramenta borrar nos meus traços. Gostei bastante. Ainda estou ajustando e não está pronto, claro, hehe.

Deixo-vos com um vídeo de time-lapse dessa sereia para vocês verem o processo. Sim, time-lapse criado pelo Procreate <3

 

E por hoje é só, pessoal! Como falei acima, ainda estou testando as ferramentas e por isso não está pronto. Falta muita coisa ainda, hehe, mas está sendo ótimo para treinar e explorar. E, definitivamente, recomendo muito o Procreate. É, sem dúvida alguma, um dos melhores apps de desenho que já usei. Inclusive, o valor do app é R$ 32,90 ($9,99) e vale cada centavo! :)

Semana que vem tem mais! Acho que até domingo que vem já devo terminar essa sereia sim, viu ;)

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS