Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, preencha o formulário abaixo para entrar em contato comigo.

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>
Desenhos da Semana #118

Desenhos da Semana #118

Especial terceira semana de Inktober 2019.

comentários

Peço desculpas pela demora em postar aqui no blog — geralmente faço um post por semana, mas a correria com o trabalho está sendo complicada. Apesar disso, estou mantendo o ritmo de um desenho por dia do Inktober, como sempre fiz, o que é ótimo... só o atraso mesmo com os posts/newsletter dessa vez, hahaha.

Detalhes do desenho do dia 14: Overgrown (quando algo cresce mais do que o "normal").
A ideia aqui são brinquedos que se viram contra a criança que brinca com eles — e ela aparece gigante e assustadora porque é como se você visse a cena pelos olhos deles, hahaha. Sim, insanidades minhas.
Desenho finalizado. Para esse usei canetas nanquim branca e preta e também dourado.
Dia 15: Legend (lenda). Resolvi, enfim, fazer uma nova arte inspirada na Medusa — para quem já acompanha meu trabalho sabe que gosto demais de desenhar ela, haha.
Essa arte levou em torno de 5 horas para finalizar. Geralmente demoram mesmo, depende da quantidade de detalhes que quero adicionar, sabe?
Além disso, sempre me divirto desenhando cobras por alguma razão, hahaha.
Usei canetas nanquim brancas e pretas, além da prateada para os olhos da Medusa e das cobras também.
Desenho finalizado.
Resolvi incluir aqui também uma comparação desse desenho com um desenho que fiz em 2013 e outro em 2017 — não adicionei as datas na imagem porque acredito ser bem óbvio de quando é cada um, não é mesmo?

Como comento sempre aqui, gosto bastante de fazer comparações regularmente de desenhos novos x antigos, por ser uma maneira de ver o quanto melhorei. Inclusive, dá para perceber bastante a evolução e é por isso que eu bato muito na tecla de que praticar é tudo — porque realmente é. No desenho de 2013 eu ainda estava aprendendo luz e sombra e ainda tinha muito receio de explorar mais; no de 2017 eu já tinha mais habilidades, mas ainda tinha alguns receios de ir além; já nesse novo de 2019 você percebe um melhor movimento, um estilo mais definido. Com certeza é um dos meus desenhos favoritos desse Inktober :)

Detalhes do desenho do dia 16: Wild (selvagem).
Penei demais nesses detalhes, nossa, hahaha. Mas foi divertido de fazer. Nunca tinha desenhado alguém subindo uma árvore, então foi bem legal :)
Desenho finalizado. A ideia desse é uma elfa que está subindo a árvore para pegar o arco dela que está preso em um dos galhos. Além disso, ela tem um coelhinho de amigo que usa um chapéu e a está aguardando descer, haha. Usei canetas nanquim pretas e branca.
Dia 17: Ornament (ornamento) e Moons (Luas). Nesse eu resolvi aproveitar a lista do Elder Scrolls Online para também explorar o tema de Luas em conjunto com ornamento. Como esse ano estamos explorando Elsweyr no jogo, nada mais justo do que explorar o tema dragões também, haha. Fora que Luas remete ao panteão dos Khajiiti, "Jone and Jode", mas aí eu entro em muitos detalhes do lore do jogo, hahaha.
A ideia era fazer o esqueleto só do dragão, mas acabei me empolgando e tentando algo mais focado na... "carne"... do bicho, hahaha.
Usei canetas nanquim preta e branca, além de detalhes em caneta dourada e prateada :)
Dia 18, Misfit (desajustado, asocial, etc.). Resolvi fazer um fan art do Joker do Joaquin Phoenix — que filme maravilhoso, aliás.
Além das canetas preta e branca (UniPosca) usei também Stabilo verde, azul e vermelho. Também resolvi optar pelos meus lápis pasteis da Polychromos para a pintura da roupa e para o branco mais suave da pintura do rosto também. A ideia inicial era pintar só o rosto mesmo, mas percebi que seria bem mais divertido tentar um estilo HQ, com contornos pretos e pintura também.
Inclusive, inclui uma frase do filme que aparece em uma cena que ele está escrevendo no diário dele "the worst part of having a mental ilness is people expect you to behave as if you don't." Basicamente, o que ele quer dizer aqui, é que as pessoas esperam que pessoas com transtornos mentais se comportem como se não tivessem nenhum problema — porque não entendem o sofrimento e a luta diária delas. Muito triste e muito real. Aliás, recomendo demais que vocês assistam esse filme!
Desenho finalizado.
Dia 19, Sling. O termo sling é associado com várias coisas, como por exemplo, estilingue ou corda e por aí vai. Também é um termo muito usado para "carregar algo" — como um acessório para carregar um bebê. Resolvi seguir essa linha, no caso do desenho é um canguru carregando seu filhotinho na bolsa.
Usei canetas nanquim preta e branca e fiz alguns detalhes em caneta dourada e prateada ao fundo.
Desenho finalizado.
Dia 20: Tread (piso, passo, andar, trilhar, etc.). Resolvi fazer pés pisando numa poça d'água, haha.
Isso é algo legal do Inktober, aliás. Aproveito muito os temas para tentar explorar novas ideias e coisas que eu dificilmente desenharia no dia a dia — o que me ajuda também a melhorar minhas habilidades.
Desenho finalizado. Para esse usei canetas pretas e branca.

Bom, aqui termina os desenhos da terceira semana do Inktober. Abaixo, dois rabiscos que fiz durante a semana também:

Um fan art do Benedict Cumberbatch como Sherlock. Amo demais esse ator e a série! Não vejo a hora de voltar, aliás, haha. Fiz no app Procreate usando um iPad Air de primeira geração e caneta Intuos Creative Stylus 2. Ainda pretendo voltar para essa arte depois que terminar o Inktober :)
Um rabisco solto que resolvi pintar em lápis pastel. Também devo trabalhar ele melhor quando terminar o Inktober :)

Lista de materiais usados nessa semana:

  • Sakura Pigma Micron 01 - Uma das principais que uso, tanto para áreas com pouca sombra quanto para áreas com mais sombras;
  • Sakura Pigma Micron 005 - Também uma das principais. Uso mais para áreas com pouca sombra e/ou detalhes que preciso tomar muito cuidado para não escurecer demais — uso bastante para fazer linhas suaves e aumentar o sombreamento conforme o necessário;
  • Sakura Pigma Micron 03 - para preencher áreas mais escuras e/ou puramente pretas;
  • UniPosca PC-1MR preta (0.7mm, pin type) - para preencher áreas mais escuras e/ou puramente pretas também. Uso para reforço;
  • UniPosca PC-1MR branca (0.7mm, pin type) - para as áreas de iluminação, e/ou reforçar brilhos no desenho;
  • UniPosca PC-1M dourada (0.7mm, bullet shaped) - para o que quero decorar e deixar dourado;
  • Sakura Gelly Roll prateada e/ou dourada - para o que quero dar um brilho prateado e/ou dourado. Inclusive, essa semana percebi que a Sakura Gelly Roll é melhor que a UniPosca que tenho para preencher áreas maiores.
  • Papel: Kraft comum de 200g/m²
  • iPad Air de primeira geração, app Procreate e Intuos Creative Stylus 2 - para a pintura digital. O brush (pincel) que uso para pintar é padrão do app. Ele é texturizado e o nome é Nikko Rull.
  • Lápis pastel Faber-Castell Polychromos - eles são bem caros, mas maravilhosos. Tem ótima pigmentação e é muito bom de mesclar cores com eles. Só recomendo comprar mesmo quando você estiver mais familiarizado com pinturas em lápis de cor. Antes de comprá-los eu usava aqueles lápis de cor comuns da Faber-Castell que você encontra em qualquer lugar. Depois que aprendi a usar bem, isso depois de uns 4, 5 anos treinando, aí sim adquiri esses lápis profissionais.
  • Canetas coloridas da Stabilo (point 88, fine 0,4) - eu tenho um estojo da Stabilo que vem com 20 cores (imagino que seja fácil de encontrar) e geralmente uso mais para trabalhar meu bullet journal. De vez em quando uso em alguns desenhos também, para pintar algumas áreas, como foi o caso do fan art do Joker. Não gosto de usar tanto porque elas costumam ser muito molhadas e podem borrar, então uso com moderação, haha.

E por hoje é só, pessoal! Devo postar os desenhos da quarta semana (semana passada) e os dessa semana no domingo dia 3 de novembro — ou antes, vai depender da correria aqui :)

Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS