HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #118

Especial terceira semana de Inktober 2019.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #118

Especial terceira semana de Inktober 2019.

comentários

Peço desculpas pela demora em postar aqui no blog — geralmente faço um post por semana, mas a correria com o trabalho está sendo complicada. Apesar disso, estou mantendo o ritmo de um desenho por dia do Inktober, como sempre fiz, o que é ótimo... só o atraso mesmo com os posts/newsletter dessa vez, hahaha.

Detalhes do desenho do dia 14: Overgrown (quando algo cresce mais do que o "normal").
A ideia aqui são brinquedos que se viram contra a criança que brinca com eles — e ela aparece gigante e assustadora porque é como se você visse a cena pelos olhos deles, hahaha. Sim, insanidades minhas.
Desenho finalizado. Para esse usei canetas nanquim branca e preta e também dourado.
Dia 15: Legend (lenda). Resolvi, enfim, fazer uma nova arte inspirada na Medusa — para quem já acompanha meu trabalho sabe que gosto demais de desenhar ela, haha.
Essa arte levou em torno de 5 horas para finalizar. Geralmente demoram mesmo, depende da quantidade de detalhes que quero adicionar, sabe?
Além disso, sempre me divirto desenhando cobras por alguma razão, hahaha.
Usei canetas nanquim brancas e pretas, além da prateada para os olhos da Medusa e das cobras também.
Desenho finalizado.
Resolvi incluir aqui também uma comparação desse desenho com um desenho que fiz em 2013 e outro em 2017 — não adicionei as datas na imagem porque acredito ser bem óbvio de quando é cada um, não é mesmo?

Como comento sempre aqui, gosto bastante de fazer comparações regularmente de desenhos novos x antigos, por ser uma maneira de ver o quanto melhorei. Inclusive, dá para perceber bastante a evolução e é por isso que eu bato muito na tecla de que praticar é tudo — porque realmente é. No desenho de 2013 eu ainda estava aprendendo luz e sombra e ainda tinha muito receio de explorar mais; no de 2017 eu já tinha mais habilidades, mas ainda tinha alguns receios de ir além; já nesse novo de 2019 você percebe um melhor movimento, um estilo mais definido. Com certeza é um dos meus desenhos favoritos desse Inktober :)

Detalhes do desenho do dia 16: Wild (selvagem).
Penei demais nesses detalhes, nossa, hahaha. Mas foi divertido de fazer. Nunca tinha desenhado alguém subindo uma árvore, então foi bem legal :)
Desenho finalizado. A ideia desse é uma elfa que está subindo a árvore para pegar o arco dela que está preso em um dos galhos. Além disso, ela tem um coelhinho de amigo que usa um chapéu e a está aguardando descer, haha. Usei canetas nanquim pretas e branca.
Dia 17: Ornament (ornamento) e Moons (Luas). Nesse eu resolvi aproveitar a lista do Elder Scrolls Online para também explorar o tema de Luas em conjunto com ornamento. Como esse ano estamos explorando Elsweyr no jogo, nada mais justo do que explorar o tema dragões também, haha. Fora que Luas remete ao panteão dos Khajiiti, "Jone and Jode", mas aí eu entro em muitos detalhes do lore do jogo, hahaha.
A ideia era fazer o esqueleto só do dragão, mas acabei me empolgando e tentando algo mais focado na... "carne"... do bicho, hahaha.
Usei canetas nanquim preta e branca, além de detalhes em caneta dourada e prateada :)
Dia 18, Misfit (desajustado, asocial, etc.). Resolvi fazer um fan art do Joker do Joaquin Phoenix — que filme maravilhoso, aliás.
Além das canetas preta e branca (UniPosca) usei também Stabilo verde, azul e vermelho. Também resolvi optar pelos meus lápis pasteis da Polychromos para a pintura da roupa e para o branco mais suave da pintura do rosto também. A ideia inicial era pintar só o rosto mesmo, mas percebi que seria bem mais divertido tentar um estilo HQ, com contornos pretos e pintura também.
Inclusive, inclui uma frase do filme que aparece em uma cena que ele está escrevendo no diário dele "the worst part of having a mental ilness is people expect you to behave as if you don't." Basicamente, o que ele quer dizer aqui, é que as pessoas esperam que pessoas com transtornos mentais se comportem como se não tivessem nenhum problema — porque não entendem o sofrimento e a luta diária delas. Muito triste e muito real. Aliás, recomendo demais que vocês assistam esse filme!
Desenho finalizado.
Dia 19, Sling. O termo sling é associado com várias coisas, como por exemplo, estilingue ou corda e por aí vai. Também é um termo muito usado para "carregar algo" — como um acessório para carregar um bebê. Resolvi seguir essa linha, no caso do desenho é um canguru carregando seu filhotinho na bolsa.
Usei canetas nanquim preta e branca e fiz alguns detalhes em caneta dourada e prateada ao fundo.
Desenho finalizado.
Dia 20: Tread (piso, passo, andar, trilhar, etc.). Resolvi fazer pés pisando numa poça d'água, haha.
Isso é algo legal do Inktober, aliás. Aproveito muito os temas para tentar explorar novas ideias e coisas que eu dificilmente desenharia no dia a dia — o que me ajuda também a melhorar minhas habilidades.
Desenho finalizado. Para esse usei canetas pretas e branca.

Bom, aqui termina os desenhos da terceira semana do Inktober. Abaixo, dois rabiscos que fiz durante a semana também:

Um fan art do Benedict Cumberbatch como Sherlock. Amo demais esse ator e a série! Não vejo a hora de voltar, aliás, haha. Fiz no app Procreate usando um iPad Air de primeira geração e caneta Intuos Creative Stylus 2. Ainda pretendo voltar para essa arte depois que terminar o Inktober :)
Um rabisco solto que resolvi pintar em lápis pastel. Também devo trabalhar ele melhor quando terminar o Inktober :)

Lista de materiais usados nessa semana:

  • Sakura Pigma Micron 01 - Uma das principais que uso, tanto para áreas com pouca sombra quanto para áreas com mais sombras;
  • Sakura Pigma Micron 005 - Também uma das principais. Uso mais para áreas com pouca sombra e/ou detalhes que preciso tomar muito cuidado para não escurecer demais — uso bastante para fazer linhas suaves e aumentar o sombreamento conforme o necessário;
  • Sakura Pigma Micron 03 - para preencher áreas mais escuras e/ou puramente pretas;
  • UniPosca PC-1MR preta (0.7mm, pin type) - para preencher áreas mais escuras e/ou puramente pretas também. Uso para reforço;
  • UniPosca PC-1MR branca (0.7mm, pin type) - para as áreas de iluminação, e/ou reforçar brilhos no desenho;
  • UniPosca PC-1M dourada (0.7mm, bullet shaped) - para o que quero decorar e deixar dourado;
  • Sakura Gelly Roll prateada e/ou dourada - para o que quero dar um brilho prateado e/ou dourado. Inclusive, essa semana percebi que a Sakura Gelly Roll é melhor que a UniPosca que tenho para preencher áreas maiores.
  • Papel: Kraft comum de 200g/m²
  • iPad Air de primeira geração, app Procreate e Intuos Creative Stylus 2 - para a pintura digital. O brush (pincel) que uso para pintar é padrão do app. Ele é texturizado e o nome é Nikko Rull.
  • Lápis pastel Faber-Castell Polychromos - eles são bem caros, mas maravilhosos. Tem ótima pigmentação e é muito bom de mesclar cores com eles. Só recomendo comprar mesmo quando você estiver mais familiarizado com pinturas em lápis de cor. Antes de comprá-los eu usava aqueles lápis de cor comuns da Faber-Castell que você encontra em qualquer lugar. Depois que aprendi a usar bem, isso depois de uns 4, 5 anos treinando, aí sim adquiri esses lápis profissionais.
  • Canetas coloridas da Stabilo (point 88, fine 0,4) - eu tenho um estojo da Stabilo que vem com 20 cores (imagino que seja fácil de encontrar) e geralmente uso mais para trabalhar meu bullet journal. De vez em quando uso em alguns desenhos também, para pintar algumas áreas, como foi o caso do fan art do Joker. Não gosto de usar tanto porque elas costumam ser muito molhadas e podem borrar, então uso com moderação, haha.

E por hoje é só, pessoal! Devo postar os desenhos da quarta semana (semana passada) e os dessa semana no domingo dia 3 de novembro — ou antes, vai depender da correria aqui :)

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS