HOME
>
BLOG
>
Reflexão
>

Não existe fórmula mágica, apenas prática

Você já pode criar muita coisa boa com um lápis qualquer e um sulfite qualquer. Basta ter paciência e praticar bastante.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Não existe fórmula mágica, apenas prática

Você já pode criar muita coisa boa com um lápis qualquer e um sulfite qualquer. Basta ter paciência e praticar bastante.

comentários

Começar algo é sempre difícil em tudo o que fazemos na vida. Fatores externos, problemas aqui e ali... ou pior: quando desistimos já em nossa mente sem ao menos termos realmente iniciado a jornada. Vejo pessoas já desistindo no primeiro problema que aparece.

Como você quer melhorar se já desiste logo no começo?

Fora isso, pessoas que acham que o que você faz é fácil e/ou que conseguirá fazer igual a você se tiver o material que você tem. Não, não é bem assim.

Praticar é fundamental, pessoal. Eu bato muito nessa tecla porque muitas vezes as pessoas acham que é o material que uso, e não, não é. O que me fez melhorar foram os 5 anos em que venho praticando sem parar. E olha que só foi até final do ano passado que comecei a usar melhores lápis e canetas, mas antes disso eu já criava bons desenhos com lápis comum em papéis baratos.

Você já pode criar muita coisa boa com um lápis qualquer e um sulfite qualquer. Basta ter paciência e praticar bastante.

Não adianta querer usar materiais caros se não souber como usá-los. Você só irá se frustrar se seguir esse caminho. O importante é ter base em luz e sombra, estudar anatomia, expressão, perspectiva, etc. No começo sempre achamos que existe um atalho, alguma maneira de melhorar rápida e "fácil"... Mas a verdade inconveniente mesmo e que sempre falamos, mas poucos querem ouvir, é que precisa ter MUITA paciência e treinar BASTANTE. Não existe outra alternativa.

Vejo pessoas em grupos de desenho reclamando quando artistas que estão no ramo a mais tempo falam que praticar é importante, mas que eles praticam e não vão para frente. A pessoa fala isso depois que treinou, por exemplo, desenho de mão por apenas uma semana e já acha que deveria ser mestre.

Nem eu sou ainda! Eu tenho tanta coisa pra aprender! Não estou nem perto do que gostaria ainda de estar. A verdade é que eu tenho muita paciência. Vou aprendendo mais e mais a cada desenho que faço e é por isso que estou onde estou.

Não ache que é por conta do material que eu uso ou que fiz algum ritual para ser uma melhor artista. É porque eu pratico muito e busco sempre melhorar estudando e desenhando bastante. Essa é a verdade. Só comecei a usar materiais melhores depois que aprendi MUITA coisa. Ter base é chave!

Aquela bagunça que vale a pena.

Não existe caminho melhor do que praticar e não espere resultados muito rápidos não! Muitos só veem pequenas melhoras depois de alguns meses, por exemplo. Eu mesma quando comecei a treinar em busca de fazer disso uma carreira, lá em 2013, só comecei a ver alguma melhora depois de uns 6 meses. Na época, nem tinha ainda tanta confiança no que fazia. Eu simplesmente FAZIA e aprendia fazendo.

Frustrei-me inúmeras vezes, mas não desisti. Treinei luz e sombra com lápis grafite comum por um tempão. Quando comecei a pintar (depois que já tinha uma ótima base em estudo de luz e sombra, isso depois de 1 ano praticando, mais ou menos) foi o medo de destruir meus desenhos pintando que veio à tona. Meu Deus, como foi difícil. Aos poucos, fui perdendo o medo e explorando aquarela e lápis de cor também. Já fazia arte digital, mas, again, sempre explorando e aprendendo aos poucos. Meus traços em caneta nanquim ainda eram tímidos em comparação ao que faço hoje. Minha primeira encomenda foi esse ano, ou seja, 5 anos depois. E desses, precisei de 4 para ter confiança no que faço hoje e para começar a ter algum reconhecimento. 5 praticando e quero continuar praticando por muitos e muitos mais anos!

É importante ter paciência e muita garra para seguir esse sonho maravilhoso. Continuem na jornada e não desistam. Fiquem firmes porque, eu sei, não é fácil... Mas com o tempo e muita paciência você verá que todo o esforço valeu a pena.

E, convenhamos: isso não vale só para desenho não. Vale para TUDO o que você quiser fazer na vida.

Enfim, não existe ritual, material milagroso ou caminho fácil. É só trabalho duro mesmo. A jornada é árdua, mas ao mesmo tempo boa demais, principalmente quando você começa a definir um estilo próprio (levei 4 anos também para começar a definir o meu, aliás) e a ver o quanto você melhorou com o tempo! ;)

Now go forth and explore! <3

Créditos: fotos por Estée Janssens e Ricardo Viana no Unsplash.

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS