HOME
>
BLOG
>
Reflexão
>

Mantendo a motivação

Bateu aquele desânimo? Não perca seu foco e continue na luta.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Mantendo a motivação

Bateu aquele desânimo? Não perca seu foco e continue na luta.

comentários

Você acabou de desenhar algo bonito e está se sentindo orgulhoso(a), ou talvez fez um layout, logo, pôster, etc. De repente, você vê o trabalho de algum profissional que admira e sente que o seu trabalho é inferior. Bate aquele desânimo. Todos já devem ter passado por algo assim na vida ou provavelmente por algum outro motivo ou problema que levou à desmotivação.

Então, o que fazer quando isso acontece? Como se manter ativo em meio aos problemas ou como transformar aquele momento de se comparar com alguém em algo melhor?

O segredo está em quebrar a barreira e brigar com esses momentos que tentam nos fazer desistir de continuar. Sim, claro, às vezes não é fácil buscar forças para continuar, mas se você gosta do que faz e sabe que pode melhorar, faça um esforço para alcançar seus objetivos. Sempre vale a pena. Veja o trabalho de outrem como um desafio. Quando você encontrar a linha tênue que te leva da desmotivação para a insatisfação, você sentirá vontade de crescer e então verá o quanto seu trabalho irá melhorar.

Cada profissional tem o seu próprio método e processo de criação que deve ser cultivado. Lembre-se: aquele profissional que você admira levou anos e anos cultivando um processo próprio. Com certeza, também, em algum momento da vida ele(a) sentiu com outro profissional o mesmo que você sentiu ao ver o trabalho dele(a), ou também passou por problemas que talvez você não saiba, mas resolveu continuar no caminho, cultivou seu trabalho e chegou ao sucesso.

Oportunidades podem surgir no que menos esperamos. Não esteja distante quando ela aparecer.

Fazer cursos online ou presenciais, ir para um parque e desenhar algo para treinar a observação ou escrever também ajudam a sair do marasmo. Motive-se com o que te faz sentir melhor e aos poucos você chega lá. Tudo o que aprendemos na vida, por mais extra que possa ser, servirá algum dia em algum momento que você menos esperar. Todo dia é dia de aprender, mesmo para quem já está em um nível extremamente avançado. Já vi muitos artistas fazendo desenhos incríveis, praticamente perfeitos, mas que ainda estavam insatisfeitos com a qualidade de seu trabalho. É isso que gera melhores resultados, porque você dará o seu máximo e aprenderá muito mais cada vez que fizer algo novo.

Um outro detalhe que considero fundamental é: embora você se inspire em alguém, busque sempre seu estilo próprio. Não há nada de errado em buscar referências, mas nada disso importará se você não desenvolver algo seu, algo que você possa dizer “esse é meu estilo de fazer isso”. No final das contas, cada um tem seu jeito de se expressar, seja na arte ou em qualquer outra área profissional. Cultive seu processo de criação.

Quando você quiser ter sucesso tanto quanto quer respirar, então você terá sucesso!" - Eric Thomas

Sim, nada do que eu disse aqui é fácil. Exige tempo, esforço e muita vontade, mas qual profissão na vida que não exigirá de você ao menos dois desses três itens? Para alcançar o que queremos, precisamos lutar. A vida te derrubou? Levante-se. Não importa quantas vezes algo acontecer para atrapalhar seus sonhos, levante-se. Amanhã é um outro dia. O presente e, consequentemente, o seu futuro, dependem unicamente de você.

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS