HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #85

Estudos, conceitos e a dor de cabeça que o Society6 me causou essa semana (haha).

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #85

Estudos, conceitos e a dor de cabeça que o Society6 me causou essa semana (haha).

comentários

Meu Deus, que semana, hahaha. Foi uma dor de cabeça que só com a minha loja no Society6. Contarei para vocês melhor a situação (nesse post mesmo) depois de falar sobre os desenhos da semana. Até faria um outro post separado só para isso, mas acho bobagem estender o assunto. Só quero explicar porque não tenho mais loja lá para deixar claro, sabe?

Enfim, vamos aos desenhos primeiro :)

Comecei a semana com esse estudo de maçãs para dar uma aquecida. Sempre começo com um sketch básico das formas, depois pinto com uma cor de base para cada elemento e aos poucos adiciono detalhes como sombras, luz, etc.
O estudo levou em torno de umas 2 horas — mas mais pelo fato de eu querer adicionar mais detalhes do que qualquer outra coisa, haha XD
Desenho finalizado. Abaixo, time-lapse:
Rabisco para uma ideia que evoluiu bastante. Basicamente fará parte do universo daquele outro concept de personagem que fiz, Cyndyan (você pode conferir aqui). Aquela estória que ainda estou desenvolvendo.
Ainda não tinha exatamente ideia do que faria para o fundo, só que queria ela apoiada à uma sacada.
Trabalho o sketch primeiro, mesclo minhas linhas e depois trabalho nas cores, reforço sombras e luzes, etc.
O vestido foi algo bem legal de fazer e foi totalmente de cabeça, hahaha. Única referência que usei nesse desenho foi para a pose mesmo e, posteriormente, umas cidades romanas antigas de estudo para o fundo. Lembrando que só uso referências para inspiração, não as copio. Para provar, aqui a referência para a pose e para a cidade.

OBS: gosto de deixar claro a respeito de uso de referências porque é algo que todo artista faz e necessita para aprender e desenvolver sua arte. Nem tudo dá para criar do zero, sabe? No meu caso já consigo fazer de cabeça alguns rostos, ambientes, animais, corpo, etc. (porque treinei bastante essas referências no passado), mas se é algo que nunca desenhei ou que desenhei pouco, usarei referência para aprender.

Não vai nessa de que não se deve usar ou que é errado (sim, tem gente que pensa isso), pelo contrário. Você aprende muito e aos poucos conseguirá criar seus próprios personagens e ambientes de cabeça do tanto que você praticar. É assim que se aprende.

Fiz algumas pinceladas ao fundo para dar uma ideia de ambiente, uma cidade ao longe.
Uma construção/monumento mais próxima também para criar mais profundidade e ambientação. Perspectiva foi de cabeça, aliás (como costumo fazer), haha.
Essa "coroa" estranha também foi algo que me veio à cabeça, hahaha. Como a ideia é ela ser alguém "nobre", tinha que ter alguns elementos bem trabalhados e que simbolizam realeza, não é mesmo? XD agora fico imaginando alguém usar um negócio desses... imagina o peso, hahaha! Ah, as ideias que surgem do nada são as melhores e mais divertidas!
Desenho finalizado e, abaixo, time-lapse. Coloquei a mesma música que usei no time-lapse do Cyndyan — sim, proposital :p

Bom, esses foram os desenhos da semana. Como prometido, vamos falar agora sobre o porquê não tenho mais loja no Society6.

Na terça-feira (25/10) fui tentar acessar minha loja e vi que estava dando erro e que não existia. Achei extremamente estranho, porque foi algo que nunca aconteceu. Depois de algum tempo, recebi um e-mail do Society6 me avisando que minha conta tinha sido suspensa.

E foi isso que mandaram. Nenhuma informação, nada. Enviei uma mensagem depois perguntando o porquê e simplesmente reforçaram a mesma coisa: violação de copyright. Ok, tudo bem. A princípio fiquei extremamente chateada, porque se você não pergunta e vai atrás não informam absolutamente nada. Até tinha achado que era por algum fan art que eu tinha feito (de Pokémon, Elfen Lied, etc.), apesar de todos os meus trabalhos serem 100% criados por mim.

Imaginei que talvez eles pudessem simplesmente deletar a(s) arte(s) que violou(laram) os termos deles e pronto, eu teria minha conta de volta, mas não. Lembrando que eu tinha aquela conta há uns 4 anos mais ou menos. Imagina a quantidade de artes originais e tudo que eu tinha feito deixado lá com eles? Absurdo.

E ainda tiveram a pachorra de me recomendar que abrisse outra conta com login e PayPal diferentes... outra artista recebeu a mesma resposta. Copy/paste much?

Até tinha pedido desculpas (como vocês podem ver na mensagem acima) porque eu realmente não sabia que eu não poderia criar fan arts próprios e originais meus e vender. Por um lado, isso valeu a pena para eu saber disso... porque vemos todo mundo aí vendendo fan art adoidado e nada, aparentemente, acontece — bom, depois que conversei com um artista que VIVE de fan arts, soube que até ele mesmo tem as artes tiradas do ar às vezes... e o trabalho dele é sensacional, tudo criado por ele, mesmo sendo fan art — assim como o meu.

Ao final dessa mensagem, até pedi que, então, deletassem meus trabalhos do site deles — porque depois eu li os termos deles e informam que não deletam suas artes do site, mesmo que a conta seja suspensa. Óbvio, não fica à venda, mas ainda assim é injusto, não é mesmo?

Aí me respondem isso. Que é para ficar "catalogado" lá com eles. Ridículo, não é? Hahaha.

Eu ainda fiquei com medo porque vi vários outros reclamando que eles às vezes até vendem artes dos outros, mesmo que a pessoa delete a conta ou a conta é suspensa. Ficar de olho nisso, né, muito complicado. Ah, aliás, eu não fui a única que teve a conta suspensa. Vários outros artistas reclamaram no Twitter. Até troquei ideia com alguns, para tentar entender o que estava havendo.

Artistas maravilhosos, inclusive. Cada um com um trabalho mais lindo do que o outro e que tiveram suas contas suspensas repentinamente. O que percebi é que todos tinham algum fan art no site — por isso que assumi que tivesse sido algum fan art meu que tivesse causado a suspensão.

Entre as mensagens que recebi deles, recebi essa acima também. Quando li que eles também verificam elementos na arte e que não estavam declarando que eu havia violado copyrights, fiquei na dúvida e então perguntei qual seria a arte que teria causado o problema. Até aqui eu estava assumindo que fosse o fan art do Elfen Lied ou os Pokémons que eu tinha feito, até receber o e-mail abaixo:

Hahahaha.

E eu estou chorando de rir até agora. Um poster que eu tinha feito pro meu curso de Design lá para meados de 2014 é o culpado? Foi um dos primeiros trabalhos que postei no site deles também, hahahahaha. Meu Deus. Até tinha feito algumas variações do poster... Não podiam ter me avisado quando tinha postado, não? Ouvi de vários outros artistas que sites nesse estilo do Society6 simplesmente deletam a arte em questão ou te dão um prazo para que você mesmo delete ao invés de suspender a conta geral, hahahaha.

Te tratam feito criminosa(o) e ainda dizem na mensagem (essa mesma de cima) "que a violação dos termos inclui, mas não se limitam a: Kill Bill". Sei, hahaha. Se não se limitasse apenas à isso, teriam colocado também, não? Detalhe para o singelo copia/cola de várias partes dos mesmos textos e que eles mandaram para outros também. Nenhum respeito para os artistas que trabalham com eles. Nenhum, incrível. Ainda mais alguém que trazia algum retorno para eles e sempre produzindo novas artes — não vendia muito lá, confesso, mas era algo.

Ain, sua criminosa.

Só sou grata pelo fato de que no momento que isso aconteceu eu não tinha vendido nada. Teve gente que teve até os royalties a serem pagos bloqueados eternamente! Muito, muito injusto. E aposto com vocês que é muito provável que esses royalties não deviam ser da(s) arte(s) que eles dizem ter violado os termos. Aposto. Quem é o criminoso agora, não é mesmo? Novamente, extrema falta de respeito.

Obviamente nem segui a sugestão deles de abrir outra conta lá. Depois desse tratamento desastroso, resolvi ir para o Redbubble. Muitos artistas me falaram bem da plataforma e que eles são mais razoáveis nessa questão — te avisam antes de fazer qualquer coisa absurda, como informar qual arte está com problema para que você possa deletá-la. Quem quiser me seguir lá no Redbubble, aliás, só clicar aqui.

Claro que tudo que acontece conosco serve de lição. Eu não sabia que eu não poderia criar artes originais inspiradas em personagens e franquias — como falei acima, muitos ainda fazem e é algo muito complexo. Por conta disso, deletei até da minha loja brasileira no Colab55 qualquer arte que era fan art e deixei as outras que são 100% ideias minhas.

É tão estranho falar "deixei o que era original meu", "100% ideias minhas", porque até os fan arts são. Quem conhece meu trabalho sabe que eu não saio copiando arte alheia, aqui não é CTRL + C / CTRL + V. Aqui é tudo da minha cabeça, minha visão, meu mundo. De qualquer forma, agora já sei que mesmo que você crie artes originais inspiradas em franquias, personagens, etc. não pode, você precisa tomar cuidado. O report pode estar ao lado (hahaha).

Enfim, foi isso. Peço desculpas pelo longo post e pelas minhas bravatas nas redes sociais. Eu precisava falar, porque, independentemente do que houve, eu sou uma artista profissional que não sabia da extensão desse problema. Sinto que a única visão que eles tenham de mim (e de outros que colaboraram com a plataforma e ajudaram a torná-la o que é hoje) é de violadora de copyright porque escrevi "Kill Bill" em um poster que considero um dos meus melhores trabalhos minimalistas e que celebra a arte que são os filmes do Tarantino.

You and I have unfinished business, Society6! XD
Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS