HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #47

Desenhos em nanquim no sketchbook e brincando um pouco com perspectiva do meu jeito.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #47

Desenhos em nanquim no sketchbook e brincando um pouco com perspectiva do meu jeito.

comentários

Olá, pessoal! :)

Desenhei pouco essa semana... Estou para finalizar um projeto de web, além de alguns projetos pessoais também e, fora isso, fiquei doente nos últimos dias. Acho que foi algo que comi, não tenho certeza. Até planejei desenhar mais no fim de semana, mas com esse problema acabei não podendo :/ mas semana que vem espero melhorar logo e voltar com tudo, haha!

Nesse rabisco quis brincar um pouco com o contraste, abusar das sombras mesmo. Já me sinto num nível confortável em luz e sombra — foi, inclusive, a primeira coisa que busquei aprender bastante quando comecei a desenhar em 2013. Apesar disso, às vezes fico com receio de abusar na sombra quando uso caneta nanquim, então resolvi testar com esse.
Adoro fazer linhas soltas e bagunçadas, faz parte do meu estilo mesmo, sabe? Abuso mesmo, hahaha. Foi um treino legal, até para testar uma iluminação/sombra diferentes. Recomendo muito fazer esse tipo de exercício quando você estiver mais confortável com luz e sombra.
Desenho finalizado.
Sketch de um castelo. Como não costumo desenhar muito ambientes e castelos, resolvi tentar algo aqui. Confesso que não sou fã de perspectiva. Não que eu não entenda como se faz, até entendo, mas acho todo o processo muito chato, hahah, então estou em busca de desenvolver meu próprio jeito de lidar com isso, ao mesmo tempo em que vou aprendendo mais.
Meus desenhos costumam ser extremamente soltos, é o jeito que gosto de desenhar mesmo. Aqui também não foi diferente. Para amenizar o fato de não ser fã de perspectiva, costumo usar o espaço a meu favor, lembrando sempre de deixar objetos mais próximos da ação mais detalhados e escuros e objetos mais distantes mais claros e menos detalhados. Isso dá um efeito incrível e você consegue realmente enxergar a profundidade. Na escada, até fiz um pouco em perspectiva direto na mão mesmo. Inclusive percebi que acabei aplicando inconscientemente uma forma diferente de trabalhar perspectiva que aprendi quando comecei o curso de Design Gráfico na Panamericana em 2013. Um dia faço um tutorial aqui, pode ajudar quem, assim como eu, não gosta muito de ser obrigado a trabalhar com réguas e afins, hahaha :)
Sempre que vou trabalhar os detalhes em caneta nanquim, gosto de usar a caneta 005 da Pigma Micron. É bem fininha e ajuda bastante a controlar os detalhes. Quando ela acaba (o que geralmente acontece rápido porque uso ela bastante, haha) uso a 01 mesmo. É um pouco mais grossa, mas resolve no caso da 005 acabar.
Me diverti bastante para criar os detalhes e rachaduras no castelo :) faço shapes básicos e depois linhas por dentro (como se fosse um jogo da velha, sabe?) para criar o efeito.
Foto mais próxima para vocês verem os detalhes mais de perto.
Na parte de trás do castelo, resolvi que faria ele envolto por um lago. Acabei não detalhando tanto isso e não sei se dá para perceber bem, haha, mas tentei reforçar a ideia de que era água criando o reflexo do portão. O pequeno brilho refletido da janela pra água foi com a caneta UniPosca (uso ela para fazer as partes brancas em meus desenhos). Nesse caso, repassei a 005 por cima para deixá-la mais escura. Fiquei bem feliz com o resultado XD
A parte da grama em volta do castelo deixei por último porque ainda não tinha certeza do que ia fazer com relação aos detalhes, plantas, etc.
Como falei acima: os detalhes no fundo (nuvens, montanhas, árvores, etc.) costumo deixar bem leves para criar esse efeito de profundidade que comentei :)
Desenho finalizado :)

Bom, apesar dos poucos desenhos essa semana, espero que tenha ajudado vocês com as dicas! Semana que vem tem mais, claro!

OBS: já assinou a newsletter? Recomendo se não quiser perder nenhuma atualização aqui no site, fora que assinantes ganham um presente especial a partir desse ano! ;D

Boa semana para vocês! <3

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS