HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #44

Estudos, concept e muitas, muitas linhas.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #44

Estudos, concept e muitas, muitas linhas.

comentários

Paciência é uma virtude. De fato, paciência era algo que eu não possuía muito antigamente, hahaha, e era mais pelo fato de estar passando por mil problemas. Ano passado, como falei aqui já algumas vezes, desenhei muito pouco por conta disso. Esse ano, quando finalmente consegui um pouco de sossego e estou com a cabeça mais livre, estou podendo sentir o gosto da paciência e me dedicando o máximo que posso nos desenhos.

Nessa semana, pude explorar algumas coisas com mais calma e desenhei mais. Aproveitei para participar de um concurso do Sketchbook Heroes (São dois artistas sensacionais que comandam um podcast ainda mais sensacional que, inclusive, recomendo muito. Confira o Instagram deles clicando aqui). O concurso consiste em criar um redesign de algum personagem de contos de fadas, fantástico, etc. Como esses dias eu estava trabalhando na Calipso, aproveitei para levar o conceito dela mais a fundo com um estudo de concept e foi bem divertido. Quem tiver interesse, aliás, o concurso vai até o dia 24/12! Fiz, também, um estudo de pose bem legal e levei o nanquim para um nível ainda mais trabalhoso do que já faço, hahaha. Confira tudo abaixo!

Aqui o concept da Calipso que comentei. Qualquer dia faço no digital também... nesses últimos anos, eu quis dar um pause no digital e ficar só no tradicional para melhorar ainda mais, sabe? Como vocês podem ver no meu portfólio, também costumo fazer artes digitais — geralmente começando com um sketch no papel antes que depois digitalizo e pinto no Photoshop — mas na época parei porque senti a necessidade de melhorar minhas técnicas na arte tradicional ainda mais para poder depois ir mais fundo no digital. Ano que vem até penso em voltar, veremos :)
Esse foi um sketch rápido e solto mesmo, hehe. De vez em quando gosto de soltar a mão fazendo algum desenho qualquer XD
Esse fiz direto na caneta nanquim, sem sketch à lápis. Foi bem divertido e isso vem me ajudando muito a soltar a mão também, a confiar mais nas minhas linhas, mesmo que saiam bagunçadas.

Aliás, algo que aprendi nesses últimos meses é: não busque a perfeição demais. Aproveite o que você já faz e desenvolva isso. Abrace suas linhas, seus traços, por mais imperfeitos que possam ser. São perfeitos porque são seus e são seu modo único de se expressar :)

Esse foi um sketch usando como referência para a pose o pôster do Star Wars (a pose da Rey no pôster, hahaha). Como era uma pose complicada e ainda estou desenvolvendo e aprendendo anatomia, não ficou perfeito, mas gostei bastante do resultado.
Como nos meus últimos desenhos estou trabalhando bastante com o nanquim, resolvi continuar. De vez em quando também gosto de fazer um sketch e já usar o lápis e pintar por cima sem linhas, mas é bem divertido usar o nanquim junto com lápis de cor, hehe :)
Usei como referência para iluminação o mesmo pôster e aproveitei para adaptar de acordo com meu próprio desenho. Marquei com o lápis pastel branco as áreas em que a luz incidiria mais. Usei lápis bege, marrom e rosa para fazer a pele (como de costume, hehe). Uso esfuminho para mesclar as cores.
A tiara foi algo interessante também de fazer. Nunca tinha tentado fazer algo bem dourado no lápis. Usei uns dois tons de amarelo claro, laranja e depois até usei marrom escuro para as sombras (o mesmo marrom que usei para as sombras da pele).
O cabelo é uma mistura de vermelho escuro com laranja e branco.
Na roupa e capa, usei uns 3 tons de verde e 1 azul escuro para o punho da espada (inspirada em uma katana que acabei fazendo menor porque não tinha mais espaço na folha, hahaha) e detalhes do corset.
Aqui já dá pra ver melhor o uso do marrom nas áreas douradas. Cria um efeito muito interessante a mistura de amarelos claros com laranja e marrom no papel kraft, parece até que reforça mais o dourado. Fica bem legal :) na espada, usei 2 tons de cinza frios.
As "luvas" no braço me inspirei na roupa da Rey, haha. Usei um dos mesmos tons de verde que usei para a capa e roupa. Eu ia, inclusive, usar a caneta branca para fazer o contorno do desenho todo como de costume, mas não gostei de como estava ficando, então resolvi criar um glow leve no desenho usando lápis branco e a caneta branca apenas para os pontos/brilhos brancos mesmo.
Desenho finalizado.
Esse foi, também, um dos desenhos que mais gostei de ter feito na semana, tanto por como ficou quanto pelo conceito em si :)
A ideia é um lobo dormindo em um apanhador de sonhos que, por dentro, forma uma semi lua — daí o nome que dei para essa arte, Wolf Moon Catcher (se for traduzir ao pé da letra, seria algo como Apanhador Lobo-Lua... em inglês fica melhor, hahaha).
Para reforçar o brilho da lua, fiz o apanhador todo com caneta branca, mas mantive o traço no desenho todo branco também, mas só o lobo tem traços pretos.
Isso criou um efeito de iluminação bem legal. Por dentro, para reforçar a semi lua e o brilho, deixei os contornos mais grossos e criei essas linhas internas (direto na caneta, inclusive, hahaha), usando pontos que deixaram o desenho ainda mais brilhante.
Desenho finalizado :)
Último sketch da semana :)
Esse desenho foi inspirado em padrões egípcios. Foi feito sem referência no desenho em si, mas apenas para alguns detalhes, como essas asas que vocês veem na foto. A essa altura do sketch, eu já estava pensando em criar mais padrões por todo o cabelo para criar um efeito melhor.
Aqui, o sketch finalizado, já com os detalhes novos.
No nanquim, usei Pigma Micron 005, 01 e 03. Nessas linhas mais finas usei a 005. A 01 gosto de usar quando quero fazer algum traço mais grosso, porém nem tanto e a 03 para preencher áreas de preto puro. Em alguns casos, quando a área que quero preencher de preto é muito grande, uso a 08.
Usei a UniPosca branca também para criar os brilhos no desenho.
Alguns detalhes fiz direto na caneta também :)
Só essa parte do desenho, pelos meus cálculos, levei umas 2 horas para fazer, hahaha, mas sabia que valeria a pena.
Gosto de fazer várias áreas ao mesmo tempo às vezes, para manter o padrão do desenho no geral, ainda mais se percebo que falta um pouco mais de sombra em alguma área (como no rosto, que precisava de mais contraste).
É um trabalho bem demorado e, como falei acima, é um ótimo desafio para a paciência, porque é tudo linha (e bem finas!), hahaha. Quem gosta de desenhar não vê problema, na verdade é bem divertido. Adorei fazer :)
Usei a 005 e 01 para algumas sombras. Esse monte de linhas (ou melhor, hachuras) que vocês veem no desenho, ajuda a criar contraste e profundidade. Tem gente que gosta de trabalhar com pontilhismo (criar o contraste/sombras a partir de vários pontos ao invés de linhas), ainda não fiz... pra ser honesta, gosto mais de hachuras, hehe, mas qualquer dia vou testar pontilhismo também.
Para dar um acabamento final, fiz o contorno branco em volta como de costume e os pontinhos brilhantes :)
Desenho finalizado.

E por hoje é só. Espero que tenham gostado!

Aliás, para quem tiver interesse: lá na minhas lojas no Colab55 e Society6 você encontra art prints e outros produtos (bolsas, almofadas, etc.) dessas artes que postei hoje à venda, menos o último... esse último adicionarei na semana que vem ;)

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS