HOME
>
BLOG
>
Reflexão
>

Criatividade, confiança e incerteza

Confiando em seu trabalho e as incertezas geradas muitas vezes pela criatividade.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Criatividade, confiança e incerteza

Confiando em seu trabalho e as incertezas geradas muitas vezes pela criatividade.

comentários

Nem sempre é fácil ser criativo. Muitas vezes nossos clientes não aceitam uma mudança um pouco mais drástica, por diversas razões, o que nos faz ficar incertos quanto ao nosso trabalho. O medo do inesperado nos atinge e atrapalha o andamento de nosso processo criativo.

Por sermos designers, tendemos a ser mais flexíveis quanto às mudanças e reconhecemos a falha como parte natural do processo criativo.

A necessidade de mudança vem naturalmente para nós.

É totalmente normal termos clientes que não aceitam certas mudanças e isso pode atrapalhar o que poderia ser uma parceria de negócios saudável, sem contar a tendência que nos gera de antecipação e incerteza quanto ao rumo do nosso trabalho. Começamos a nos perguntar se está bom, se é apropriado, se durará, etc. Começamos a duvidar do nosso trabalho. Sendo designers, precisamos ter habilidade e confiança para convencer e mostrar ao cliente o quão boa é determinada ideia.

Precisamos vencer o medo da incerteza para iniciar a mudança com segurança.

Para atingir esse objetivo, precisamos:

- deixar o cliente familiarizado com nosso processo de criação. Explicar fases do projeto e referências do que será implementado;

- basear nossas soluções em fatos sólidos. Pesquisar sobre a empresa do cliente, produtos, serviços... verificar o diferencial da empresa dos demais no mercado, etc.;

- nos familiarizar com os objetivos do cliente: onde ele está e onde gostaria de estar;

- ser honestos. Uma boa comunicação com o cliente evita má interpretações, pois má interpretação gera péssimas soluções;

- deixar o cliente participar do processo criativo quando apropriado — estar totalmente abertos às mudanças e ideias do cliente. Eles podem sugerir ideias que você talvez nem sequer havoa pensado ou considerado. Adaptar-se é sinal de colaboração verdadeira.

Ao invés de “forçarmos” uma mudança, precisamos mostrar aos nossos clientes que eles podem confiar em nós por estarem trabalhando com alguém sério e profissional, alguém que respeita o processo de criação tanto quanto a solução em si. Ao sermos flexíveis e confiantes, trazemos bons resultados tanto para o cliente quanto para nós mesmos.

Para atingir confiança no que fazemos dependemos de estar sempre atualizados. Para estarmos sempre atualizados, precisamos nos esforçar, aprender, reaprender... confiança não é algo que se atinge da noite para o dia. Depende do seu treinamento técnico, da experiência que você adquire durante os anos trabalhados (inclusive do tempo que você separa para projetos pessoais — eles são muito importantes para o desenvolvimento também!) e, até mesmo, da intuição. Sim, intuição. Intuição se torna uma segunda natureza, é essencial. É quando você desenvolve uma única voz, um único meio de se comunicar. Se torna o seu diferencial, instinto, e é importantíssimo ao desenvolver um projeto. Os clientes percebem isso nos seus projetos e se torna um dos motivos principais para virem te contratar.

Em suma: confie em seu trabalho, mesmo quando tudo parece não funcionar. Sempre busque novas soluções — não desista! —, esteja aberto às mudanças, ouça às sugestões de seu cliente e sempre confie na sua intuição. A experiência que você adquire em cada projeto te guiará e te mostrará caminhos cada vez melhores.

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS