Entre em contato
Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, preencha o formulário abaixo para entrar em contato comigo.

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

olá.

Desenhos da Semana #84

Explorando mais ferramentas do Procreate e um pouco do meu processo de arte digital atual usando o app.
|
|
Desenhos da Semana

Queria aproveitar o post de hoje para reforçar alguns conceitos básicos e também para mostrar um pouco mais das ferramentas do Procreate. Até vou começar diferente: com o vídeo de time-lapse do desenho que vou explicar para vocês verem o processo inteiro primeiro e depois vou dar umas dicas a respeito :)

Como costumo sempre falar aqui, de nada adianta desenhar qualquer coisa se você não aproveitar a oportunidade para aprender algo enquanto desenha, especialmente se você busca trabalhar nesse ramo. Por isso, adoro incluir certos detalhes e coisas que nunca desenhei — ou que sei que preciso aprofundar mais o estudo — junto com o que já estou acostumada e/ou gosto de desenhar.

Sempre achei interessante pessoas e elementos dentro d'água (ou flutuando na água). Não costumo desenhar muito esse tipo de coisa, por isso essa semana resolvi aproveitar para estudar um pouco. Vocês verão que não detalhei muito o corpo dela, porque a ideia é que fique submerso na água e apenas o rosto apareça melhor.

Começo com um sketch bem bagunçado mesmo usando o pincel de lápis, haha. Quando eu vejo que já deixei as luzes e sombras em um ponto inicial bacana, eu mesclo elas usando a ferramenta de borrar. OBS: por isso a importância de se estudar e se aprofundar na luz/sombra. É praticamente a base de tudo. Passei meu primeiro ano de estudos inteiro só nisso e valeu muito a pena.

Sketch inicial.

Depois que eu mesclo minhas linhas iniciais, uso o pincel de textura para reforçar a luz e sombra que eu já tinha previamente trabalhado, além de adicionar outros detalhes. Gosto muito de já trabalhar com cor e fazer o desenho inicial em tons de marrom. Questão de costume, mas dependendo do desenho, gosto de explorar outros meios, como fazer tudo em tons de cinza e pintar por cima... mas gosto mesmo de trabalhar direto na cor, não nego, hahaha. Acho que por ter treinado tanto arte tradicional, me sinto mais livre e aproveito mais, sei lá.

Também adoro usar a ferramenta Equilíbrio de Cores depois que pinto alguns elementos no desenho. Faço isso em alguns desenhos, não todos, mas é legal para realmente trazer um equilíbrio de tons para a pintura no geral. Vale muito a pena brincar com essa ferramenta :)

Você encontra a opção de Equilíbrio de Cores dentro do menu de Ajustes :)
Explorando cores e elementos.

Use e abuse de camadas. Dependendo do tamanho da arte que você escolher, o Procreate regula a quantidade de camadas disponíveis para a sua arte, então fique atento. No meu caso, nos desenhos que faço, meu limite é de 4 camadas. Para mim, já é de bom tamanho, até porque se quero testar algo diferente, posso usar uma das minhas camadas extras e, se ficar legal, eu mesclo elas, assim eu sempre terei camadas livres para fazer outros testes.

Flores e mais detalhes.

Testei bastante nesse desenho as ferramentas de cortar e selecionar. Por exemplo, no caso das flores... fiz apenas uma, cortei (a ferramenta é o S que fica na barra do topo) e, com a ferramenta ainda selecionada, clico em "duplicar conteúdo" (fica na barra de baixo que aparece quando a ferramenta está ainda selecionada). Ele cria uma nova camada com a área que você copiou (por isso que é importante gerenciar bem suas camadas quando for usar essa ferramenta).

Com a ferramenta de selecionar (a do ícone de seta) e com essa camada nova selecionada, você pode alterar a posição do elemento do jeito que quiser, girar, distorcer, etc. Super recomendo brincar com essa ferramenta para rechear suas ilustrações.

Essa é, inclusive, uma das vantagens da arte digital: facilitar e agilizar seu trabalho.

Fiz o mesmo com algumas das folhas também, embora quis desenhar algumas variações para não ficar tudo muito igual ;)

Desenho finalizado.

Recomendo muito que vocês confiram o canal do Procreate no Youtube e o site oficial deles para aprender mais sobre o app. Ah, e sigam eles no Instagram também! Toda terça, inclusive, eles postam mini tutoriais dando dicas sobre as ferramentas nos Stories! Vale muito a pena ficar ligado(a) :)

Para mim o Procreate é, sem dúvida, um dos melhores apps de desenhos do iPad. Um must-have <3 OBS: Estou pensando em no futuro criar alguns tutoriais em vídeo para ensinar como usar as ferramentas do app, o que acham? :)

Espero que tenham gostado do post de hoje! Até mais o/

Compartilhe:

(0) Comente este post
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.
COMENTE ESTE POST

Posts ReLACIONADOS