HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #82

Praticando perspectiva no Procreate e desenhos em lápis pastel.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #82

Praticando perspectiva no Procreate e desenhos em lápis pastel.

comentários

Essa semana resolvi explorar as guias de perspectiva do Procreate. Já havia estudado um pouco de perspectiva no passado, mas como não faço muitos desenhos em perspectiva, resolvi estudar um pouco mais nessa semana.

No Procreate você tem opção de desenho "assistido" também quando você liga alguma guia específica. Isso significa que independentemente da linha que você desenhar, ela irá seguir a guia. Não gosto muito de usar isso, a não ser que seja para criar padrões (como mandalas, por exemplo, é bem útil para esse tipo de desenho). No caso abaixo, resolvi só ligar as guias e desenhar por cima de forma solta mesmo.

No caso deste desenho, criei um ponto de fuga apenas na guia (a linha azul que você vê ao horizonte).
Ainda não terminei esse desenho. Pretendo pintá-lo e detalhá-lo melhor, mas já valeu para testar a guia de perspectiva do Procreate e estudar um pouco mais. Lembrando que no geral foi feito sem referência, a não ser pela posição da ponte, mas iluminação e sombras foram de cabeça :)
Aqui um rabisco em lápis pastel no meu sketchbook de papel Kraft da Miolito <3
Desenho totalmente sem referência, aliás. Como já comentei aqui, gosto de fazer desenhos totalmente sem referência às vezes para ver onde estou e o que preciso melhorar.
Desenho finalizado. Também usei caneta nanquim branca para alguns detalhes.
Rabisco feito com referência para a pose apenas.
Também resolvi pintar no lápis pastel. Fiz o cabelo dela verde porque fazia algum tempo que não pintava cabelo verde, hahaha. Deu saudades <3
Nos detalhes da roupa dela pensei em criar um cenário que acabou ficando "mais ou menos", hahaha. Por outro lado ficou interessante porque lembra uma roupa com estampa XD
Desenho finalizado. Aliás, comprei essa prancheta essa semana para poder usar por baixo dos desenhos, para prender melhor, sabe? Odeio desenhar em folha solta com o papel em cima da mesa direto, hahah. Antigamente usava um pedaço velho mesmo de papelão grosso.
E aqui outra coisa que comprei: um quadro branco para brincar, hahaha. Resolvi deixar uma mensagem para mim mesma e para todos que gostam de desenhar: "um desenho por dia mantém os problemas longe" XD

A propósito: não deixe de conferir posts mais antigos, onde comento mais sobre como desenho cabelos, como pinto meus desenhos, etc. Pode te ajudar bastante ;)

E por hoje é só, pessoal. Até a próxima semana! o/

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS