HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #73

Desenhos/pinturas digitais no iPad com o app Procreate.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #73

Desenhos/pinturas digitais no iPad com o app Procreate.

comentários

Semana foi bem produtiva. Aproveitei para fazer apenas desenhos digitais (já que quero praticar mais) no Procreate. Como ainda não tinha feito um desenho digital de cenário, resolvi fazer também.

Brinquei um pouco com efeitos de mesclagem de camadas — sim, tem no Procreate também, haha. Semelhante ao que já temos no Photoshop. Um pouco mais limitado, porém extremamente útil, claro. Assim que eu estiver melhor familiarizada com todos os recursos do app, farei um post de resenha completo ;)

Dessa vez levei o meu estilo "bagunçado" a outro nível... mais bagunçado. Hahaha. Aproveitei para criar linhas mais grossas ao invés das mais finas que costumo fazer, justamente para deixar o desenho ainda mais solto.

Os efeitos de camada usei mais para a iluminação que ficou mais amarelada — por conta da cor da pele, e usei também em alguns detalhes para reforçar a camada de sombra que criei. Confesso que nunca fui muito de usar efeitos de mesclagem de camada quando faço desenhos digitais, nem no Photoshop eu gostava muito de fazer (a não ser quando trabalhava fotomontagens ou edição de imagens, mas não em desenhos próprios e do zero), mas foi legal de testar combinações diferentes e aprender mais.

Ainda prefiro seguir um esquema de cores próprio com base nas minhas escolhas mesmo ao invés de fazer isso, mas confesso que foi divertido e gostei muito de explorar, principalmente na iluminação. Abaixo um time-lapse da pintura:

 
E aqui o outro desenho que comentei. Como nunca tinha feito um desenho mais de cenário em arte digital, resolvi fazer dessa vez.
No caso desse, não explorei muitos efeitos de mesclagem de camada não. Usei apenas na iluminação. Resolvi deixar mais suave e monocromático (usando apenas cores cinzas), mas pretendo fazer uma versão colorida dele em breve — possivelmente usando efeitos de mesclagem de camada mesmo :)
Desenho finalizado e, abaixo, time-lapse:
 

E é isso, pessoal. Espero que tenham gostado do post de hoje!

Acredito que na semana que vem também continuarei a explorar arte digital, porque quero treinar mais e estou amando o Procreate. Se você tiver uma stylus legal e um iPad, recomendo muito comprar o app.

Eu uso a Intuos Creative Stylus 2 com um iPad Air 1, mas sempre ouço falar muito bem sobre o iPad Pro com a Apple Pencil — uma pena que sejam tão caros :( ainda assim, deve valer a pena, com certeza... mas como já consigo trabalhar bem no app mesmo usando um iPad Air 1 que é bem mais antigo e minha stylus atual da Wacom, continuarei com eles.

Saiba mais sobre o Procreate no site oficial deles: procreate.art

Uma ótima semana para você!

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS