HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #63

Um estudo de tigre em nanquim, sketches em grafite e digital e trabalhando com referências.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #63

Um estudo de tigre em nanquim, sketches em grafite e digital e trabalhando com referências.

comentários

Primeiramente, gostaria de agradecer a todos que acompanham o blog, a página no facebook, instagram, etc. Tem sido uma jornada incrível para mim, melhorei tanto nos últimos anos... e é sensacional poder conhecer tanta gente simpática que se inspira no meu trabalho e que gosta de acompanhar. Valeu mesmo, pessoal :)

Essa semana aproveitei para desenhar mais no outro sketchbook que comprei da Miolito, o pequeno, que eu falei em um post uma vez que queria usar para ser um "companheiro de viagem". Problema é que não saio muito e quando saio a correria é tanta que não tenho tanto tempo para desenhar, hahaha :( mas foi bacana de tentar criar desenhos mais "complexos" em um sketchbook pequeno, haha.

Vamos lá!

Comecei a semana com um sketch de uma elfa (claro, haha) no iPad.
Continuo usando o Bamboo Paper, por enquanto. Em breve, quero comprar o Procreate! Ouvi falar muito bem do app e parece ser ótimo mesmo! Não vejo a hora de testar :)
Mesmo jeito que venho testando: crio um fundo com um tom médio, faço o sketch por cima + sombras num tom mais escuro e iluminação com um tom mais claro.
Sketch finalizado :)
Sketch no sketchbook pequeno que comentei. Feito com lápis grafite e lápis pastel branco. Ele mede aproximadamente 14,5 x 11 cm e também faz parte da linha All Kraft da Miolito. Adoro essa linha, haha :)
Um estudo de tigre que fiz no sketchbook também. Perdão pela foto péssima, haha. Eu tenho outra mesa escura (onde fica meu PC) e nela não tem muita iluminação... só que como eu estava estudando a partir de uma foto como referência, costumo ficar nessa mesa para trabalhar bem o sketch e geralmente as fotos mais finais tiro na outra mesa (branca — onde costumo desenhar mais quando faço algo mais autoral e sem referência) onde tem uma melhor iluminação. Confesso que ultimamente me empolgo tanto quando estou fazendo algum desenho que não quero nem parar para tirar foto :p
Esse eu quis finalizar no nanquim porque fazia tempo que não fazia algum desenho em nanquim :)
O legal aqui é dá para vocês verem um pouco do meu processo quando trabalho com referência: geralmente utilizo apenas para captar uma pose ou para treinar algo que nunca desenhei, como foi nesse caso. Nunca tinha desenhado um tigre, hehe. E na hora de finalizar, já crio algo meu, próprio.
Hoje em dia, quando trabalho com nanquim, aproveito para brincar um pouco com a minha caneta dourada também, haha, então sempre adiciono algum detalhe dourado :)
Às vezes, dependendo do que quero desenhar, também utilizo referência para outros elementos também. Não foi muito o caso desse, já que o fundo foi mais solto, estilo o que costumo fazer com linhas bagunçadas.
Desenho finalizado :)

Sempre aconselho a usar referências. Se você for iniciante no desenho, aconselho muito a tentar copiar fotos no começo. Ajuda a entender como funciona luz e sombra e ajuda a treinar também o desenho daquele objeto, pessoa, animal, etc. específico. Fazendo vários, com o tempo você consegue criar algo seu sem referência até. No meu caso hoje uso referência apenas como uma base para algo que nunca desenhei ou algo que preciso praticar e que depois insiro num universo meu, num estilo que eu mesma crio. Isso leva tempo, sabe, então tem que ter paciência e praticar bastante :)

Descobrir seu estilo não é nada fácil. Eu mesma passei anos em busca do meu — como vocês podem conferir por aqui em posts mais antigos. Já passei pelo digital, grafite, lápis de cor, lápis pastel, naquim, aquarela... e no final, quando me identifiquei com o tipo de material que gostaria de usar, foi no nanquim e lápis pastel no papel kraft, além do digital, claro, que minhas linhas bagunçadas tomaram forma.

Não desista. Seguir no caminho não é fácil, eu sei... mas vale tanto a pena! :)

OBS: uma novidade: criei um Tumblr, haha! Quem quiser seguir aqui vai o link: https://nokcturna.tumblr.com

Ah, para variar, fiz algumas modificações no site aqui e ali, haha. Senti, também, a necessidade de dar um fim no meu logo antigo. Hoje sinto que somente Nokcturna faz mais sentido para mim. Um logo em fonte tipográfica, bagunçado, solto em contraste com o antigo, certinho, milimetricamente alinhado. Não sinto que meu "eu" de hoje se identifica mais com ele.

Nunca imaginei que eu fosse dizer isso um dia, haha. Meu antigo logo foi perfeito durante anos... mas com o tempo sentimos essa necessidade de mudança. Para uma Designer como eu, um logo é extremamente importante, uma extensão do seu próprio eu. Nokcturna faz parte de mim há anos, tanto como um nome "artístico" que pegou quanto por fazer parte da minha própria história. Por isso que nos últimos meses eu já vinha testando ele no site, mas chegou o momento de abraçar a ideia, abraçar somente isso: uma fonte bagunçada que reflete meu trabalho atual, voltado muito mais para a ilustração e para a criatividade solta, aberta... sem rodeios, sem limites. Livre.

Espero que tenham gostado do post, pessoal! Semana que vem tem mais :)

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS