HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #48

Desenhos em lápis pastel e usando um pincel velho para mesclar cores.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #48

Desenhos em lápis pastel e usando um pincel velho para mesclar cores.

comentários

Eu costumava usar de vez em quando esfuminho para mesclar os valores de sombra em meus desenhos em grafite. Ficava bem legal. Quando comecei a trabalhar com lápis, também resolvi usar, mas por alguma razão não ficava do jeito que eu gostaria. Foi aí então que me lembrei de um pincel velho que eu até tinha cortado a ponta — era para usar em uma técnica de aquarela que nem lembro mais como era, acabei usando poucas vezes, inclusive. Pensei: porque não usá-lo para tentar mesclar as cores no lápis pastel? E se tornou uma gambiarra muito boa, hahaha.

O pincel em questão é da marca Tigre (Condor) e possui cerdas duras. Talvez não precise cortar como eu fiz aqui, mas como falei, era para usar para outra técnica mas que acabou sendo uma ótima gambiarra para mesclar cores, haha.

Nos desenhos dessa semana, resolvi trabalhar mais com lápis pastel e menos com caneta, já que fazia tempo que eu não coloria. Mesclei as cores usando o pincel que comentei com vocês. Confira os resultados abaixo :)

Comecei a semana com um estudo rápido de rosto. Esse eu até mantive o mesmo estilo que venho fazendo nos últimos meses: um mix de caneta com lápis pastel. Nos outros, trabalhei só com lápis pastel, mas usei a caneta branca em alguns detalhes para reforçar brilhos, por exemplo.
Sempre gosto de experimentar cores, então, para a pele, vario entre tons de bege, rosa e marrom para chegar nesse resultado. Usei o pincel para mesclar as cores, olha como cria uma suavidade bacana! Fica a dica então para você que talvez não tenha esfuminhos ou quem sabe gostaria de uma alternativa para mesclar as cores ao pintar. Usei lápis roxo na boca e o lápis branco para os brilhos, claro, como sempre XD
Para fazer o cabelo, como comentei lá na minha página do Facebook e Instagram, gosto de fazer uma base toda em branco e fazer, por cima, as sombras aos poucos usando as cores que quero. No caso foi tons de cinza.
Cria um efeito brilhante bem bonito.
Desenho finalizado.
Provavelmente meu sketch favorito da semana, haha :)
Nesse usei lápis sanguínea (lápis pastel mesmo, eu até tenho um lápis sanguínea de outra marca, mas nesse caso usei apenas meus Polychromos da Faber-Castell) para a base da pele, branco para o brilho e marrons para as sombras.
Mesclando usando o pincel.
Percebi que nas nuvens eu tinha deixado as linhas de meu sketch muito fortes, então ao apagá-las percebi que consegui criar um outro efeito legal para criar suavidade e usei o pincel também para reforçar.
Resolvi fazer o cabelo dela azul para criar um contraste maior por ser cor fria — já que todo o resto do desenho eu havia usado cores quentes.
Desenho finalizado :)
Já tinha algum tempo que eu estava querendo fazer um fan art do Sotha Sil, personagem de uma das minhas franquias de games favoritas, Elder Scrolls.
Como ele é um Dark Elf — uma das raças do jogo, eles tem a pele escura e olhos vermelhos — mantive os tons de cinza e preto para o rosto.
Aos poucos, reforçando ainda mais as sombras e usando o branco nas partes que precisava iluminar.
Para fazer o helmet dele não foi fácil, haha. Não achei uma referência bem detalhada como eu gostaria, então improvisei. Usei branco, uns 3 ou 4 tons de amarelo (haha), laranja e marrons para fazer as cores.
Fan art finalizado :)

E por hoje é só, pessoal. Aproveitem bem as dicas e continuem desenhando, hein? ;)

Uma ótima semana para vocês!

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS