HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #45

Rabiscos em nanquim e lápis pastel e sketchbook novo.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #45

Rabiscos em nanquim e lápis pastel e sketchbook novo.

comentários

Comprei um sketchbook novo na Miolito! Chegou essa semana, hehe. Claro, All Kraft também, só que no tamanho médio. Esse quero levar comigo para onde eu for, será um companheiro de passeios para que eu possa desenhar onde eu estiver :) <3

São uns amores, não é mesmo? Além disso ganhei um journal (aquele de capa verde) com folhas pretas! Yay!
Outra vantagem dos sketchbooks em papel kraft é que a capa é em kraft também, então dá para personalizar. Fiz uma capa para esse também <3 :)

Antes de ir para os outros desenhos, queria dar um pause para comentar algo que aconteceu nessa semana.

Eu participo de um grupo de estudos de desenho, relacionado àquele curso que comentei em alguns posts aqui. Adoro compartilhar meus desenhos com eles, tanto para mostrar o progresso que tenho quanto para dar dicas para quem está começando e tudo mais. Sempre foi um grupo muito pacífico e de gente que gosta de dar dicas e opiniões construtivas. De uns tempos para cá, eu e mais alguns que poderiam ser considerados "artistas um pouco mais avançados", recebemos comentários em nossas artes de que estaríamos querendo aparecer e que aquele era um grupo apenas para iniciantes, hahaha (o que, aliás, não é verdade. O curso é para iniciantes e avançados).

A princípio fiquei chateada, claro... e lisonjeada ao mesmo tempo. Chateada porque eu sei o quanto ainda tenho que melhorar e que minha arte ainda não é perfeita como eu gostaria que fosse, mas ao invés de despejar frustração nos outros — como essa pessoa fez conosco lá — prefiro continuar trabalhando para evoluir ainda mais. Lisonjeada porque tem gente me considerando "avançada", haha... só que não é da noite pro dia, né? Já são 4 anos estudando e praticando por conta própria e isso ninguém vê. Pensam que fazemos alguma mágica e de repente já aprendemos ou estamos bons no desenho e não é bem assim. Pessoal pensa que é talento, isso ou aquilo. Eu digo que alguns realmente aprendem mais rápido que os outros, mas ninguém consegue chegar lá sem praticar bastante. Ninguém! Quando diz que há trabalho árduo, parece que ninguém acredita, não é mesmo? Mas é verdade. Sem praticar, fica difícil de melhorar.

Fiquei lisonjeada, também, de ver o apoio do pessoal no grupo pelo meu trabalho, gente me defendendo até, hahaha. Isso é muito legal. Não fiquei chateada com o comentário do outro a ponto de querer parar tudo ou sair do grupo, óbvio. Vi ali a oportunidade de dar ainda mais dicas e ajudar o pessoal que estava começando ainda mais. E fiquei muito feliz ao ver que as pessoas gostaram disso e estão resolvendo praticar e aprender ainda mais.

Bom, voltemos aos desenhos :) só queria fazer esse adendo porque, até para quem está começando e pode já estar fazendo desenhos mais incríveis, receber um comentário bobo assim pode ser muito frustrante e queria deixar claro que não devemos deixar isso afetar nosso trabalho, jamais. Continue fazendo o que faz e acredite: se você está recebendo esse tipo de comentário nada construtivo em seu trabalho, é porque você está fazendo algo tão certo que incomoda alguns. Keep drawing!

Nessa semana, fiz apenas desenhos sem referência. Como já comentei aqui, gosto de fazer isso para treinar e ver onde já estou e o que posso melhorar. Esse mesmo, não ficou perfeito, claro. Sei que anatomia é algo que ainda preciso trabalhar mais, mas ficou interessante.
Esses últimos foram alguns rabiscos que fiz direto na caneta. Quando sinto que estou um pouco sem inspiração ou sem alguma ideia específica para trabalhar, gosto de fazer alguns doodles para soltar a mão. Isso ajuda bastante.
Um sketch que trabalhei ao longo da semana. Gosto de começar algo e fazer os detalhes aos poucos, até ter a ideia definida. Esse eu iria traçar no nanquim e pintar depois.
Traços em nanquim.
Nesse, quis fazer um cabelo mais rosado, já que não tinha feito algo assim ainda. Gosto de ficar explorando cores, mesclando aqui e ali. Ajuda a definir melhor o desenho e também é uma ótima maneira de aprender melhor a trabalhar com cores. Na pele, até resolvi arriscar usar alguns marrons mais escuros para definir melhor as sombras, mas sempre trabalhando também o uso do branco como base e beges e rosas por cima também além de marrons.
Os detalhes da estrela e a "coroa", resolvi brincar com tons marrons e amarelos, para criar um efeito dourado e também um pouco enferrujado. Foi bem divertido. Nessa parte da estrela, comecei com uma base amarelo-claro e depois fui escurecendo com outros tons de amarelo e marrom escuros. Uso a caneta branca em algumas partes para dar brilho também.
Fiz o mesmo com a coroa também. Amarelo claro primeiro e depois tons de marrom e amarelos mais escuros por cima para criar um efeito de brilho.
O cabelo, sempre trabalho da mesma forma que das outras vezes que já comentei aqui. Nesse caso, usei tons de roxo para as áreas mais escuras e para tons médios. Nas partes claras, um mix de branco com rosa. A seguir, mais fotos do desenho finalizado.
Desenho finalizado :)

Espero que tenham gostado dos desenhos dessa semana, pessoal. Além disso, queria deixar aqui um link para um post muito interessante que achei nessa semana (em inglês, porém) que pode ajudar quem estiver começando a trabalhar com lápis pastel — e até quem já trabalha há algum tempo também: https://www.colinbradleyart.com/home/pastel-pencil-guide/

Uma ótima semana e Feliz Natal, pessoal \o/

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS