HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #35

Especial primeira semana do Inktober e materiais novos!

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #35

Especial primeira semana do Inktober e materiais novos!

comentários

Vocês não fazem ideia da quantidade de desenhos que consegui fazer nessa semana, hahaha! Aliás, nem quantidade em si, mas qualidade entre cada um. Acho que participar de um desafio tão legal como o Inktober me ajudou a buscar um esforço extra para manter o ritmo.

Nos primeiros dois dias do Inktober, não estava seguindo a lista do Parker, algo que resolvi fazer a partir do terceiro dia principalmente pelo desafio que representava — e valeu MUITO a pena. Criei tanta coisa legal e me diverti tanto, mesmo em um dia quando eu estava extremamente cansada para desenhar qualquer coisa.

Além disso, chegou meu sketchbook novo da Miolito de papel Kraft e meus lápis pastel da Faber Castell que eu tanto queria! Basicamente, mais material para levar o desafio a outro nível XD

Olha o tanto de amor, gente! E ainda ganhei de brinde um journal! Nessa semana farei uma resenha especial sobre o sketchbook. Aguardem ;)
E esses lindos que finalmente chegaram, hein? Hahaha. A qualidade desses lápis é sensacional! Até o momento eu estava usando lápis aquarelável da Faber Castell (aqueles básicos que encontramos em qualquer lugar — sinto que eles tem uma melhor pigmentação, apesar de baratos, do que os outros lápis comum). O primeiro desenho aqui, inclusive, ainda foi usando eles, mas nos seguintes já foi testando essas lindezas. São caros, mas valeu cada centavo, ainda mais porque me sinto já em uma fase muito confortável e confiante para desenhar.

Lembrando, claro: se você ainda é iniciante no desenho, não precisa comprar material caro não! Quem faz o desenho é o artista, e não o material que ele usa. As habilidades que você adquire é que fazem a diferença, não importa o que você use! É só ver meus desenhos anteriores usando lápis comum. Foram anos treinando (4, para ser mais exata) até finalmente sentir a necessidade de usar lápis profissionais :)

E, fazendo um adendo: apesar de usar bastante os lápis aquareláveis para colorir, uso pouco para realmente fazer aquarela... para aquarelar, prefiro usar tubos ou pastilhas, até porque é muito bom treinar certas misturas e aprender mais. O legal do lápis aquarelável, se você preferir para fazer suas aquarelas, é que é mais prático e fácil de usar, mas para quem quer realmente aprender aquarela, tubos ou pastilhas são melhores, na minha opinião. Dá para fazer um mix dos dois também (lápis aquarelável + aquarela), o que é bem legal!

Enfim, vamos aos desenhos que este post será grande! Yay <3 :)

Sketch para o primeiro desenho do Inktober.
Resolvi usar nanquim e lápis de cor, combinação que amo fazer!
Para fazer a roupa dela levou um tempo, claro... fora isso, minha caneta Pigma Micron 005 acabou, hahaha, aí continuei o desenho com a 01. Fiquei até com um certo receio de não conseguir manter as linhas extremamente finas, mas deu certo, hahaha.
Desenho finalizado.
Sketch para o segundo dia do Inktober.
Nesse, resolvi fazer uma outra combinação que amo: grafite e nanquim.
Desenho finalizado :)
Sketch para o terceiro dia do Inktober e, a partir desse, já seguindo a lista de Parker. Tema: Poison (Veneno). Nesse fui até um pouco mais ambiciosa e levei minhas habilidades para um nível que nem sabia que conseguiria, hahaha. O rosto, levemente em perspectiva, foi um desafio muito grande para mim e aprendi muito durante o processo. A paciência aqui foi forte. No sketch final mudei alguns detalhes. Até estava pensando em fazer um lobo uivando no topo — acho que dá para perceber pelas linhas — algo que mudou depois na versão final.
Aqui, resolvi fazer algo que fazia tempo que eu não treinava: ir direto no nanquim em tudo, até para as sombras. Adoro fazer hachuras, então foi bem divertido e trabalhoso do jeito que eu gosto, hahaha.
Minha primeira vez desenhando e fazendo sombras em um crânio dessa forma. Já havia desenhado caveiras anteriormente (no lápis, apenas), mas foi bem desafiador criar a variação de linhas com nanquim nesse caso. E foi uma experiência sensacional.
Desenho finalizado. Aqui, até aproveitei para brincar com a minha caneta Posca branca, testando um pouco, o que deu margem para a criação do próximo desenho.
Quarto dia do Inktober, tema Underwater (Debaixo d'Água). A ideia que tive foi de uma sereia que está entre o fundo do mar e fora, o círculo simbolizando a ideia debaixo d'água e a pedra na qual ela está sentada, a parte de fora. Nesse também resolvi fazer totalmente em nanquim.
Pintar essa parte tão grande com o nanquim foi levar a paciência a outro nível também, hahaha. Como minhas canetas nanquim são a 01 (tinha a 005 também, né, mas como falei lá no começo.. acabou, haha) e a 03, acaba levando um tempo maior para preencher a área. Até tenho outras canetas com pontas mais grossas, da Tombow, no caso... problema é que ela cria uma cor final não tão escura, o que daria uma diferença muito grande no desenho, então resolvi fazer com a Micron mesmo, por mais que levasse tempo — e na próxima vez preciso lembrar de comprar logo uma 08 para fazer essas coisas, hahaha.
Os detalhes dentro do círculo fiz com a minha caneta branca da Posca. Adorei o resultado e foi um dos desenhos que mais gostei de fazer nessa semana!
Quinto dia do Inktober, tema Long (Longo). Aproveitei para brincar no sketchbook novo. Eu estava extremamente exausta. Tinha feito tanta coisa naquele dia que nem sei como ainda consegui desenhar algo, por isso o desenho foi mais simples, mas com um conceito legal: uma menina tomando banho e, o cabelo longo dela, saindo pelo ralo do box e se transformando em uma rosa no jardim, hahaha. Meu namorado até ajudou na ideia XD
Sketch para o sexto dia do Inktober, tema Sword (Espada). A ideia aqui foi criar uma espada em forma de mulher. Desenho que, também, foi feito totalmente no nanquim.
Desenho finalizado :)
Aqui, primeiro sketch com os lápis novos e já no sketchbook novo também. Não faz parte do Inktober, foi algo mais solto mesmo e porque estava louca para testar meus Polychromos no papel Kraft, hahaha.
Diverti-me muito ao mesclar cores e usar o lápis branco para criar o efeito de luz e clarear também a pele. Muito legal o que dá para fazer usando lápis pastel!
Desenho finalizado ^__^
Sketch para o sétimo dia do Inktober, tema Shy (Tímido). Eu ia fazer uma menina tímida, já que gosto de desenhar mulheres, haha, mas aí meu namorado me lembrou do Shy Guy, personagem do Super Mario que eu ADORO por ser tão fofo... apesar de ser inimigo no jogo, hahaha. Sempre fico com dó de matar eles XD
Usei a caneta Posca para preencher o rosto dele, apesar que depois percebi que talvez teria sido melhor usar o lápis branco mesmo, porque a Posca é um pouco aguada demais e quase destruí o papel. Bom, vivendo e aprendendo, HAHA. No final das contas, ficou legal mesmo assim.
Shy Guy finalizado <3
Mais um sketch solto que não fiz para o Inktober em si, mas mais para treinar também.
Quis brincar um pouco, misturando tudo, haha. Adorei o resultado :)
Usei a Posca para algumas áreas para criar um brilho mais forte, lápis branco também que mesclei com outras cores para criar efeitos diferentes na pele e no vestido. Foi bem divertido.

E isso é tudo, meus caros leitores. Espero que tenham gostado do post de hoje e farei o máximo possível para manter o ritmo do Inktober a todo vapor! Amando demais essa exploração toda, hahaha! <3

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS