HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #29

Voltando para o nanquim e um app legal para treinar poses.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #29

Voltando para o nanquim e um app legal para treinar poses.

comentários

Fiz dois desenhos essa semana — sim, só... correria, haha ): — mas ambos bem legais e com dicas ótimas para vocês ;)

No post anterior, comentei sobre alguns apps de desenho que achei. São apps com modelos em 3D em que você editar a posição, iluminação e são ótimos para treinar anatomia. Sei como às vezes temos alguma ideia específica e o quão difícil é achar uma imagem de referência que capture aquela ideia de modo perfeita. Testei um desses apps que achei, o Magic Poser, e achei muito bom. Além de ter modelos em 3D masculino e feminino, você também pode alterar a posição de cada dedo do manequim. Além disso, você tem a possibilidade de usar vários manequins na composição. No app também tem uma aba onde várias pessoas postam suas composições e você também pode usá-las.

A versão completa do app custa R$ 15,99 no Google Play. A versão básica é gratuita (tanto para Android quanto para iOS).

Um vídeo das funcionalidades do app:

 
Essa foi uma das composições que achei legal e resolvi criar algo a partir dela.
Mais basicamente essa parte.
Aqui o começo do sketch baseado na referência. Acabei não tirando foto mais detalhada do processo, mas eu geralmente olho a imagem como um todo e tento passar para o papel em formas mais básicas — círculos, quadrados, etc. Sempre pense na imagem como simples formas, isso ajuda a ter uma visão geral do todo, ajustar a anatomia... antes de detalhar.
Com base naquela pose, resolvi fazer uma sereia em cima de uma rocha. Os detalhes no geral foram sem referência — mas isso porque eu já havia desenhado sereias anteriormente, mas você pode, claro, usar várias referências para um desenho só — a referência foi usada apenas para a pose da personagem.
Não fiz um sketch extremamente detalhado, até porque foi mais para treinar mesmo, mas aproveitei o uso da iluminação também no app como referência.
O sketch finalizado :)
Nesse outro sketch, resolvi fazer algo sem referência e aproveitar um pouco da inspiração que tive ao ver exposições com o namorado na sexta-feira, hahaha.

PS: Fomos ao Museu Lasar Segall ver a exposição Obras sobre Papel e no Japan House também tinha uma outra exposição, Subtle (Sutileza), onde vários artistas expuseram suas visões sobre o papel em si. Muito bom. Recomendo muito, inclusive, ir em exposições. Ajuda a melhorar seu repertório visual, além de ser ótimo para se inspirar, claro.

Depois que eu já estou com a ideia formada — e sei que irei usar nanquim, lápis de cor, etc. — deixo o sketch mais limpo possível, com linhas suaves que é justamente para evitar que borre posteriormente na hora de aplicar as cores. Isso serve para aquarela também, o grafite tende a borrar quando você usa água, por isso deixe o sketch com linhas mais suaves possíveis.
Aqui, o sketch em si finalizado, com a ideia já preparada.
Contornando em nanquim. Gosto das canetas da Sakura, Pigma Micron. Nesse desenho usei a 03 para linhas mais grossas e a 005 para linhas mais finas.
A princípio, estava pensando em fazer em nanquim e os detalhes e sombreamento à lápis, mas resolvi pintar com lápis de cor, haha :)
Nos olhos usei lápis de cor verde, deixando uma área em branco para criar efeito de brilho. Para a pele, costumo usar rosa para áreas claras e marrom para áreas mais escuras para criar o sombreamento. Deixo algumas áreas em branco para criar um efeito de iluminação na pele também.
Marquei as áreas do cabelo onde eu deixaria mais escuro depois, para dar aquele efeito de brilho que costumo fazer. Usei vermelho para as partes mais claras e um roxo avermelhado para as áreas que posteriormente escureci. As áreas bem mais claras, quase branco, são as áreas que não pinto para criar o efeito.
Resolvi depois, também, criar mais alguns ornamentos em volta do desenho para finalizar.
Desenho finalizado.

Por hoje é só! Semana que vem tem mais! Pretendo criar mais sketches também a partir de poses do app para continuar testando, hehe.

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS