HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #15

Desenhos à lápis, aquarela e nanquim. Tem várias dicas legais que podem te ajudar a melhorar seus desenhos também.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #15

Desenhos à lápis, aquarela e nanquim. Tem várias dicas legais que podem te ajudar a melhorar seus desenhos também.

comentários

A semana foi bem produtiva! Aproveitei para desenhar bastante, voltar um pouco para a aquarela também (faz tempo que não treino)... e ainda alcancei um resultado incrível em um fan art novo da Simone Simons! Eu diria até que, dos fan arts que fiz dela, esse foi o que teve melhor resultado, hahaha. Foi um mix interessante de quase realismo com desenho e meu estilo.

Vamos aos desenhos, então?

Um estudo a partir de foto que fazia parte de um módulo do curso :)
Alguns estudos que faziam parte do curso também.
Um sketch rápido que eu fiz (sem referência) para treinar um pouco. Nesse, resolvi voltar a brincar um pouco com lápis de cor, hehe.
Resultado final. Não gostei muito, para ser sincera. Achei que pesei demais nas cores no rosto, mas no geral ficou interessante. OBS: isso que dá ficar um tempo sem desenhar! A gente perde algumas manhas, hahaha :p
Depois, resolvi criar um outro sketch básico e brincar com minhas aquarelas novas! Eu costumava usar aquarela em pastilhas e essa foi a primeira vez que resolvi testar aquarelas em tubos. A diferença bem clara é que nas de pastilhas você acaba gastando menos tinta e nas de tubo geralmente você acaba criando mais tinta do que necessário... mas acredito que seja algo que com o tempo aprendemos a controlar e a entender o quanto de tinta você vai precisar para uma determinada pintura. Além disso, como eu tinha bastante cores em pastilhas, não costumava ter tanta necessidade de misturar cores, coisa que mudou quando resolvi usar tubos. E é ótimo porque assim eu poderia treinar mais isso, hehe.
Resultado da brincadeira. Foi bem divertido e interessante voltar para a aquarela. Pretendo fazer mais no futuro, com certeza. Sinto falta de fazer bagunça, hahaha.
Estudo pro curso, usando tons de sombra para criar volume para o desenho. Aliás, uma dica: tudo o que estiver próximo no seu desenho (dependendo de onde você quer que seja o foco), terá tons mais escuros, e o que estiver mais distante terá tons mais claros para criar esse efeito. Outra dica legal é observar o mundo a sua volta. Você perceberá até melhor esse efeito.
Um sketch rápido em lápis para aquecer. OBS: esse "efeito" que aparece no desenho é porque o papel tem um pouco de textura.
Outro sketch rápido para treinar.
Hehehe. Uma brincadeira para aquecer e treinar o desenho de mãos, hahaha.
Depois de ver alguns vídeos do módulo de perspectiva do curso, resolvi brincar um pouco com uma imagem de referência do jogo Mirror's Edge. Até pretendo voltar para finalizar mais esse desenho, hehe. É um sketch bem no começo mesmo, só estudo de posição e tudo mais.
Outro sketch rápido. Não gostei muito, hehe, mas valeu para aquecer XD
Esse eu gostei bastante do resultado. Usei como referência uma imagem só pro corpo (posição), mas o rosto foi totalmente de cabeça e sem referência, hehe. Aliás, adoro sombrear (nota-se, né? haha), mas esse aqui seria até interessante refazer e com um sombreamento mais leve. Se você reparar nas primeiras fotos, também ficou bem interessante. Acho que seria legal até pra testar um estilo mais flat e minimalista.
Outro sketch básico e rápido.
Aqui o ínicio do meu último desenho inspirado em uma foto da Simone Simons, minha cantora favorita. A ideia no início era realmente fazer um estudo mais aprofundado da imagem, deixá-la intacta, mas percebi que não tenho mais paciência para isso. Eu adoro já partir para algo mais autoral, deixar o desenho fluir. E foi assim que começou um dos desenhos que durou um dia inteiro para terminar, hahaha.
Mais algumas fotos do processo. Como eu não sou muito fã de desenhar mãos, mas preciso treinar (claro), estou ultimamente optando por imagens que me forcem a treinar mais o desenho de mãos, assim como fiz no começo em 2013 quando comecei a treinar o desenho de rostos. É uma boa maneira, inclusive, de aprender. Fica a dica ;)
Como eu nunca testei o uso de nanquim + lápis em um desenho (geralmente é sempre um ou outro), resolvi fazer o teste com esse. O resultado foi até melhor do que eu poderia imaginar. Aliás, no caso das mãos, até pensei em manter os dedos extras que eu tinha feito (resultado de estudo de melhor posicionamento) para criar um efeito meio "psicodélico", haha. Mas resolvi deixar mais clean até para que eu pudesse ver onde eu chegaria com o desenho das mãos, já que não tenho tanto costume de desenhá-las.
Foi, sem dúvida alguma, um dos melhores resultados que eu obtive, principalmente ao desenhar a Simone Simons. Já fiz outras fan arts dela, mas esse é o melhor, justamente por reunir um pouco do realismo com o meu estilo próprio de desenhar. Eu sempre cheguei perto de conseguir algo realista, mas nesse trabalho eu vi que melhorei demais! A Simone sendo uma linda e uma das minhas cantoras favoritas, merece o melhor, não é mesmo? E no momento é o meu melhor, haha. Eu particularmente não pretendo ser a "desenhista de desenhos realistas" — admiro quem segue esse caminho, obviamente. Não é fácil chegar em resultados extremamente realistas. Observar elementos ao seu redor e ser capaz de reproduzi-los no papel ou onde quer que seja de maneira perfeita é louvável... mas eu prefiro tentar criar um ponto entre os dois para criar algo que defina o meu desenho em si, um estilo próprio que as pessoas possam olhar e dizer: esse desenho é da Nokcturna, haha.
Outra dica: desenhar fios de cabelo em nanquim. Eu costumo criar uma base para eles (as linhas que você vê na foto acima), de modo que pareçam soltas e com movimento. A ideia é seguir o caminho do seu desenho e então nas partes que estão cobertas por algo — no caso mãos ou elementos em volta — serem as partes em que você vai criar mais linhas e traços, deixando escuros e mesclando com o resto de forma sutil. No meio sempre deixe uma área um pouco mais clara (escuro, claro, escuro). Não sei se consegui explicar bem em texto, hahaha, mas qualquer dúvida só falar. Ah, é quase o mesmo esquema que eu fiz no meu desenho antigo (que postei na edição #14 dos Desenhos da Semana). Tem vídeo no Instagram que pode ajudar. É basicamente aquilo, só que com linhas com menos espaço entre elas. Separe como se fossem pequenas mechas de cabelo. É trabalhoso, mas compensa no final.
Fotos da versão final. Acredito que dê para ver melhor o efeito que comentei do cabelo, hehe :)
Foto do desenho finalizado.

Peço desculpas por tirar muitas fotos em ângulos diferentes, é uma mania, hahaha... mas acho que é porque adoro ver meus desenhos de outros ângulos e também porque adoro fotografar. É uma maneira, talvez, de juntar as duas paixões em uma coisa só :)

Espero que tenham gostado do post de hoje! Semana que vem tem mais! ^__^

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS