HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>

Desenhos da Semana #14

Voltando para a rotina e alguns estudos e dicas de desenho.

Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, antes de enviar sua mensagem, verifique se sua dúvida já foi respondida no FAQ.
Por conta da pandemia e de outros projetos em andamento, é possível que eu leve mais tempo que o normal para retornar.
Thank You image

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

Desenhos da Semana #14

Voltando para a rotina e alguns estudos e dicas de desenho.

comentários

Ah, meus amigos, como é bom voltar a desenhar! Esses últimos meses foram complicados para mim, com a mudança e tudo mais, então tenho ficado um tanto quanto inativa. O ótimo é que, agora que estou mais tranquila, me sinto novamente motivada a desenhar e voltar com a minha rotina :)

Confesso que desenhei pouco nos últimos meses, tendo retomado de fato nessa semana (ao menos um desenho por dia). Para aquecer e voltar para a rotina, comprei um curso no Udemy (recomendo muito, inclusive. Clique aqui para conhecer — é em inglês) e voltei a treinar luz e sombra, embora já domine a técnica demasiadamente bem, hehe, mas valeu a pena.

Nesses últimos meses estive muito desmotivada, creio eu. Correndo com trabalho e outras coisas, não sei explicar bem o que me deixou para baixo, mas não sentia vontade de desenhar... o que é um absurdo, visto que eu amo desenhar e tenho esse sonho louco e forte de ser artista conceitual. Nós seres humanos somos muito complicados, não é mesmo? Hehe. Bom, o importante é que agora me sinto melhor e ainda quero realizar esse sonho! Vamos aos desenhos, então?

Esse é um sketch que comecei quando ainda estava desmotivada e, por conta disso, levei algum tempo para finalizá-lo. Já sabia que eu queria fazer algo que envolvesse nanquim e aquarela, então deixei tudo preparado para isso.
Contornos em nanquim.

Confira abaixo um vídeo que postei no Instagram na época mostrando o meu processo para criar os efeitos de sombreamento nas cordas em volta :)

 
Contornos em nanquim finalizados. Aliás, estou usando aqui um sketchbook artesanal que comprei na loja online Entrelacé. Recomendo muito! O sketchbook conta com o papel Canson Montval 300 g/m² que tem uma textura lisa e é ótimo para o uso de aquarela e outros métodos. Não borra do outro lado do papel, aliás, por conta disso. Como já comentei aqui algumas vezes, se for trabalhar com aquarela, sempre bom utilizar papel de 300 g/m².
Desenho finalizado com o uso de aquarela.
Um sketch de uma moça meio "super heroína" (haha) que fiz algumas semanas depois, sem referência.
Sketch de um olho que fazia parte da primeira seção do curso que comecei. A ideia do instrutor é que você refaça esse olho ao final do curso para saber o quanto você melhorou. Foi aqui que minha motivação voltou, haha. Foi finalmente o exemplo claro do quanto eu já havia evoluído e do quanto mais eu poderia evoluir.
Um sketch básico de um rosto no estilo que costumo desenhar. Não fazia parte do curso, foi só para soltar a mão mesmo, voltar a treinar.
Um sketch de uma paisagem que fazia parte do curso. A ideia é criar algo a partir de formas simples, como triângulos, quadrados, retângulos, círculos e por aí vai. O importante desse aprendizado é que eventualmente você consiga "quebrar" tudo o que vê em formas simples, o que facilita na hora de desenhar.
Mesmo princípio do desenho anterior, só que dessa vez aplicado para criação de personagens :)
Alguns sketches de estudos de forma, sombreamento, etc.
Nesse último sketch da semana, apliquei o que já sabia e o que aprendi de extra no curso. Resultado: um sketch inteiramente feito de cabeça, sem referência alguma e que mostra o quanto evolui nos últimos anos e que me deu ainda mais motivação pelo que eu possa alcançar lá no futuro! Coisa que, na verdade, eu já costumava fazer, mas fiquei tanto tempo sem desenhar pesado que entrei naquela fase de "será que ainda dou conta do recado?" Hahaha. Mas no final das contas foi um exemplo claro de que ainda estou bem e que posso fazer ainda mais!
Ah, até tinha me esquecido de incluir aqui! Uma ilustração digital que comecei no início desse ano e ainda não tive tempo para finalizar... fazia parte de um estudo meu de em arte digital pintar tudo em tons de cinza (sombras, luzes, etc) para depois aplicar cores — pois sempre faço as minhas ilustrações digitais com cores depois que finalizo os sketches, então queria tentar algo diferente pra criar contrastes diferentes. Espero voltar à retomá-la o mais breve possível :)

Enfim, para resumir: apesar de tudo o que passei nos últimos meses, ainda quero e sei que posso e tenho condições para um dia me tornar uma ótima artista conceitual. Não descansarei até atingir esse objetivo! :D

Daniela
Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS