Obrigada pelo interesse em meu trabalho!
Por favor, preencha o formulário abaixo para entrar em contato comigo.

Obrigada! Sua mensagem foi enviada! :)

Oops! Ocorreu um erro ao enviar o formulário.
Verifique as informações e tente novamente.

HOME
>
BLOG
>
Desenhos da Semana
>
Desenhos da Semana #106

Desenhos da Semana #106

Rabiscos, estudos digitais de cenários através de thumbnails e fan art da Padmé Amidala.

comentários

Que semana produtiva, minha gente! Aproveitei para estudar mais sobre cenários criando, primeiro, thumbnails para depois trabalhar a composição e detalhes e, nossa, que avanço obtive! Confira tudo logo que rolou nessa semana logo abaixo:

Comecei a semana com esse sketch solto para aquecer.
Aqui minha primeira tentativa de thumbnail!

O legal de trabalhar com thumbnails é que você pode explorar várias ideias usando apenas formas simples e soltas. Optei por utilizar três cores para enfatizar as sombras e iluminação: um cinza quase preto para as sombras, um cinza médio para sombras médias e branco quase puro para a iluminação.

O ideal é fazer vários para explorar uma mesma cena, assim você pode depois escolher qual se encaixa melhor com o que você quer fazer. Isso vale também para trabalhos em concept art. Pelo que li e aprendi nessa semana, quando o cliente pede para você fazer vários thumbnails de uma mesma cena, local, você explora diversas ideias e depois algumas são escolhidas para serem finalizadas — finalizadas no sentido de que depois você trabalha mais a fundo alguns thumbnails, dando mais composição e detalhe para a peça.

Mais detalhes do thumbnail.
A composição trabalhada.

Como gostei bastante do resultado daquele thumbnail, resolvi trabalhar uma composição em cima dele, adicionando cor e mais profundidade. Tive um avanço imenso praticando dessa forma, criando o que nomeei de "Volkalien", uma terra alienígena formada por vulcões e pedras diferentes. Como optei pelo uso do rosa como cor principal, usei o verde para dar ênfase em alguns detalhes — por ser cor complementar do rosa.

Um outro thumbnail que ainda estou pensando em explorar mais.

Eu sentia muita dificuldade de trabalhar cenários através de linhas apenas. Explorando thumbnails cheguei a conclusão que trabalhar cenários para mim funciona melhor quando me utilizo de formas — como quadrados, retângulos, etc. Isso para trabalhar o sketch inicial, depois, quando vou detalhar, o uso de linhas é essencial para mim — principalmente para iluminação.

Isso que é legal de praticar bastante. Aos poucos você percebe o que é melhor para você, qual caminho para desenhar e/ou pintar funciona melhor para você.

Evolução do sketch inicial do fan art que fiz da Padmé.

Quando o assunto é fazer retratos e/ou desenhar personagens inteiros, ainda prefiro criar linhas iniciais que depois pinto aos poucos. Estou gostando muito de fazer sketches em tons de cinza para depois pintar. Como comentei em posts anteriores, me ajuda a definir ainda melhor os valores da pintura.

Aos poucos vou lapidando meus sketches.
Pintura finalizada. Confira o time-lapse clicando aqui.

E por hoje é só, pessoal. Espero que tenham gostado do post de hoje e, como sempre, semana que vem tem mais! o/

Daniela S. Nassetti
Designer Gráfico, Web Designer e Ilustradora
Fascinada por games e arte conceitual, busca o sonho de ser concept artist. É Designer, formada pela Escola Panamericana de Arte e Design com experiência há mais de 15 anos na profissão.

Posts ReLACIONADOS